Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 19 de abril: Dia dos Povos Indígenas

19 de abril: Dia dos Povos Indígenas

publicado: 19/04/2022 15h43 última modificação: 19/04/2022 15h52

No dia de hoje, 19 de abril, celebra-se, no Brasil, o Dia dos Povos Indígenas. A comemoração da data, oficialmente instaurada como “Dia do Índio” por meio do Decreto Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, tem passado por releituras que visam a revalorização semântica da palavra “índio”, de modo que não se estigmatize os povos originários, mas que se reforce sua contribuição para a sociedade brasileira.

Povos Indígenas no Paraná

No estado do Paraná, vivem cerca de 13.300 indígenas: aproximadamente 70% pertencem ao povo Kaingang (tronco linguístico Macro-Jê), e 30% pertencem ao povo Guarani (tronco linguístico Tupi-Guarani). Há famílias descendentes do povo Xetá (tronco linguístico Tupi-Guarani) e algumas do povo Xokleng (tronco-linguístico Macro-Jê), distribuídas em 23 Terras Indígenas/Aldeias.

(Fonte: Dia a Dia Educação - Secretaria da Educação)

XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná

É importante mencionar que, entre os dias 12 e 13 de junho, acontecerá o XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. O processo seletivo para ingresso no ano letivo de 2022 disponibilizará 52 vagas, nas sete (7) Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O prazo para inscrições vai até o dia 30 de abril. O Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná é fruto das vagas para ações afirmativas, instituídas por meio da Lei de Cotas (Lei nº 12.711, em 29 de agosto de 2012). No Paraná, a Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), as sete (7) IEES e a UFPR reúnem-se para promover um único processo seletivo por ano. Em cada edição, uma Universidade fica responsável pela coordenação do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Desta vez, a Unespar foi escolhida para promovê-la.

EDITAL (CLIQUE AQUI)

MANUAL DO CANDIDATO (CLIQUE AQUI)

resultado final dos/as aprovados no XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, será divulgado no dia 7 de julho, no site unespar.edu.br/xxi-vestibular-indigena. Quanto às matrículas, os/as candidatos/as devem estar atentos/as ao site da Universidade para a qual se inscreveram e conferir os editais de chamamento específicos, com data, local e horário para esse fim.

Outras informações podem ser encontradas no Edital e no Manual do Candidato. Em casos não contemplados pelos documentos, entre em contato por meio do e-mail: cuia@unespar.edu.br.