13ª edição do Festival Universitário de Música do campus de Campo Mourão
No dia 25 de junho de 2024 aconteceu no Teatro Municipal de Campo Mourão, a XIII Edição do Festival Universitário de Música da Unespar, originado no Colegiado de administração do campus de Campo Mourão em 2006, pela iniciativa do professor Dr. João Marcos Borges Avelar.
A noite de apresentações foi comandada pelos cerimonialistas Marcos Schebeleski e Kelly Cristina Romanhuk. A mesa de jurados, para as apresentações ao vivo, foi composta por: Fernando Scaravelli, formado em Administração pela UNESPAR, estudou violão popular e técnica vocal, e atua como vocalista da banda de Pop Rock Sacada 27. Fernanda Cardoso, pedagoga e administradora, especialista em arte e musicalidade, ministra aulas de musicalização infantil e teoria musical, e é professora efetiva do Conservatório Municipal Prof Leone Di Biággi e Rafael Belinato, formado em música pela UEM, multi-instrumentista e cantor sertanejo, com uma carreira de mais de 10 anos, atuando em diversas regiões do Brasil.
As Autoridades convidadas foram: A professora Marcia Moraes, Diretora de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unespar; professor Adalberto dias de Souza, Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas; professor Sérgio Luiz Maybuk, Chefe da Divisão de Extensão e Cultura e Coordenador Geral do evento; a Vice-diretora professora Ceres Ribas e o Diretor do campus professor João Marcos Borges Avelar.
O evento contou com um repertório vasto de músicas, que transitaram entre diversos gêneros musicais e em três idiomas diferentes, Português, Castelhano e Inglês. Divididos nas categorias: videoclipe, músicas autorais, cover nacional e internacional. Ao total, foram 28 apresentações, dentre elas estavam a banda Dim Maia, de Maringá e o coral Carpe Diem de Campo Mourão.
A Comissão Organizadora do evento, fez sua primeira reunião no dia 23 de agosto de 2023, onde inicialmente o evento fora marcado para 29 de fevereiro de 2024, ao final do ano letivo de 2023. Mas em função da reforma interna do Teatro Municipal a data precisou ser alterada para 25 de junho de 2024.
O XIII Festival de Universitário de Música, só foi possível graças ao trabalho e comprometimento da Comissão: Marcos Schebeleski (Presidente da Comissão e professor do Colegiado de administração); Adalberto Dias de Souza (professor do Colegiado de administração); Maria Dolores Barrionuevo Alves (professora do Colegiado de administração); Sérgio Luiz Maybuk (professor do Colegiado de Ciências Econômicas e Chefe da Divisão de Extensão e Cultura do campus); Luis Felipe Florêncio Reginato (informática); Joab Jacometti de Oliveira (responsável pela comunicação da Unespar); Solange Aparecida Pereira Wolf (ex Agente universitária e atualmente Assistente social da prefeitura de Campo Mourão); Lucas Alexandre de Lima (estudante de história); Maria Eduarda Romanhuk Povodenhak (egressa do curso de história); Vanis Saint Victor (estudante de administração); Wellington Nunes do Amaral (estudante de letras e estagiário do DCE); Ana Ofélia Ferreira (estudante de pedagogia); e Kelly Cristina Romanhuk (egressa do Curso de administração).
Juntamente com o apoio e patrocínio da Fundação cultural, especialmente do Silvio Vilczak (Diretor do Teatro), do Sindicato dos bancários da região de Campo Mourão, que já apoiou diversos eventos da Unespar desde a antiga Fecilcam. Do Conselho Regional de Administração e do campus de Campo Mourão – apoio irrestrito da Equipe diretiva – A direção e a Vice direção do campus e todas as suas divisões e chefias subordinadas, especialmente a Daiane Benetti (Assessora de Comunicação), os professores do colegiado de administração, agentes universitários, estagiários e os estudantes que atuaram como monitores/as no evento.
A Diretora de Cultura da Unespar, professora Marcia Moraes, que naquela noite também representou a Reitora Profa. Salete Machado Sirino, parabenizou todos os participantes e agradeceu o convite do professor Sérgio Luiz Maybuk, destacando a importância da defesa da Cultura no Brasil. “O compromisso de seguir realizando este Festival de Música que chega a sua 13ª edição, na cidade de Campo Mourão, tem garantido que diferentes gerações de estudantes, docentes, agentes da Unespar e de outras Instituições Públicas de Ensino Superior encontrem um espaço dedicado a valorização e a difusão das múltiplas vertentes da música brasileira.” afirmou.
O professor Sergio luiz Maybuk, afirma que ficou muito feliz com resultado do evento, e pretende continuar fazendo parte da comissão nos anos seguintes, pois para ele é um prazer levar cultura não só a comunidade acadêmica, mas para além da universidade.
O Diretor do campus de Campo Mourão, professor João Marcos Borges Avelar que foi o idealizador do Festival, em discurso agradeceu a presença da Diretora de Cultura, e dos demais presentes entre as autoridades, dando ênfase ao trabalho de toda Comissão do Festival e ressaltando a importância do evento para a universidade.
Houve um momento de solidariedade dedicado ao povo do Rio Grande do Sul, afetado por enchentes, destacando o poder da música em unir e inspirar em tempos desafiadores. A noite contou também com apresentações especiais de dança do ventre e a atuação da banda do festival. Os vencedores foram anunciados após a deliberação dos jurados, com a entrega dos troféus para as categorias de videoclipes, Interpretação Internacional e Nacional, e Composição própria, destacando a participação de patrocinadores como o Sindicato dos Bancários da região de Campo Mourão e o Conselho de Administração.
A Unespar parabeniza a todos que participaram do evento, artistas e organizadores, que proporcionaram uma noite inesquecível. E agradece a participação sempre solicita dos patrocinadores, agentes, a imprensa mouraoense que divulgou o festival, e principalmente ao público presente, que esgotaram os ingressos nos primeiros dias de divulgação.
Agradecemos também a todos que puderam contribuir com a arrecadação de alimentos não perecíveis ou PIX na entrada do teatro no dia (25), ação desenvolvida em prol da Cáritas Diocesana de Campo Mourão.