Você está aqui: Página Inicial > MBAPRODUCAO > Informações > Conteúdo Programático

 

Disciplina

Carga

horária

Ementa

Gestão de Produção e Operações

32

Introdução à Gestão da Produção e Operações; Estratégia e Objetivos da Produção; Projetos em Gestão da Produção e Operações; Aspectos Gerais do Planejamento e Controle da Produção. Melhoramento da Produção.

 

Gestão da Logística

24

Introdução à Logística e à Gestão da Logística; Funções e Fundamentos das Atividades da Logística; Gestão das Atividades da Logística; Sistemas Apoiados por Tecnologia de Informação para Suporte à Gestão das Atividades da Logística.

 

Gestão da Qualidade

32

Introdução à Gestão da Qualidade: Conceitos, enfoques, dimensões e evolução; Enfoques dos principais autores da qualidade; Sistemas de Gestão da Qualidade; Modelos de Excelência em Qualidade; Modelos Normalizados de Sistemas de Gestão; Sistemas de Gerenciamento de Apoio à Gestão da Qualidade.

 

Gestão de Projetos

24

Gestão de Projetos; Processo de Gestão de Projetos: Organização, Planejamento e Gerenciamento e Desenvolvimento; Metodologias de Gestão de Projetos; Ferramentas Digitais para Gestão de Projetos.

 

Análise Financeira em Gestão da Produção e Operações

24

Definições e Tipos de Custos; Sistemas de Custeio; Análise do Ponto de Equilíbrio; Obsolescência, Depreciação e Impostos; Tipos de Decisões Econômicas; Decisões Financeiras; Métodos para avaliar as alternativas de investimento. 

 

Gestão Estratégica e do Desempenho Organizacional

32

Estratégia e Gestão Estratégica; Evolução do Pensamento Estratégico; Diretriz Organizacional; Análise Ambiental: Ambiente Externo e Ambiente Interno;  Estratégias Corporativas; Estratégias no Nível da Unidade de Negócios; Estratégias Funcionais;  Implementação de Estratégias; Controle Estratégico e Desempenho; Gestão do Desempenho Organizacional; Indicadores de Desempenho Organizacional; Modelos de Gestão do Desempenho; Implementação da Gestão do Desempenho; Ferramentas e Metodologias para Gestão Estratégica e do Desempenho Organizacional.  

 

Gestão de Equipes e Liderança

16

Grupos; Equipes; Hierarquia; Remuneração e Benefícios; Comunicação; Motivação; Estilo de Gestão e Liderança; Conflitos; Negociações.

 

Gestão da Inovação

24

Conceito de Inovação; Inovação e Competitividade; Abrangência da Inovação; Tipos de Inovação; Formas de Inovação; Fontes de Inovação; Ferramentas que Auxiliam o Processo de Inovação; Oportunidades para Inovar; Modelos de Inovação; Gestão da Inovação; Processo de Gestão da Inovação; Práticas de Apoio à Gestão da Inovação; Práticas de Estímulo à Inovação; Gestão da Inovação na Empresa: Diagnóstico e Implantação.

 

Metodologias, Ferramentas e Indicadores de Qualidade e Produtividade

16

Qualidade e Produtividade; Indicadores de Desempenho; Tipos de Indicadores de Desempenho. Ferramentas da Qualidade; Ferramentas Gerenciais; Ferramentas Organizacionais da Qualidade; Ferramentas Tradicionais da Qualidade; Métodos para a Qualidade.

 

Lean Manufacturing

32

Introdução ao Lean; Cultura Lean; Fluxo e Fluxo de Valor; Projeto Lean; Ferramentas do Lean: Ferramentas de Fluxo de Valor e Cliente; de Fluxo e Pull de Perfeição e Gerenciamento.

 

Manutenção Produtiva Total

24

Manutenção Industrial; Introdução a Manutenção Produtiva Total (TPM); Pilares da TPM; Análise de Falhas; Métodos e Ferramentas para Análise de Falhas e Solução de Problemas; Manutenção de Classe Mundial (MCM); Manutenção Integrada à Produção.

 

Six Sigma

32

Introdução ao Seis Sigma; Perspectivas do Seis Sigma; Implementação do Seis Sigma; Projeto e equipe Seis Sigma; Metodologia Seis Sigma; Integração das ferramentas Seis Sigma ao método DMAIC; Estudo de caso.

 

Pesquisa Operacional Aplicada a Sistemas de Produção e Operações

32

Introdução a Pesquisa Operacional; Modelagem em Pesquisa Operacional; Otimização Linear; Otimização em Redes; Otimização Binária e Inteira; Resolução de Problemas de Otimização Utilizando o Solver do Excel; Análise de Decisão; Teoria dos Jogos.

 

Simulação de Sistemas de Produção e Operações

24

Modelagem e Simulação de Sistemas; Simulação de Monte Carlo; Simulação de Sistemas em Ambientes Computacionais; Verificação e Validação de Modelos de Simulação; Análise e Tratamento dos Dados para Simulação; Análise dos Resultados da Simulação Linguagens e Softwares de Simulação; Aplicações de Simulação em Processos Decisórios Relacionados à Produção e Operações.

 

Tópicos Especiais em Gestão da Produção e Operações

16

Indústria 4.0; Tecnologias 4.0 na Logística e PPCP; Gestão da Qualidade 4.0; Manufatura de Classe Mundial (WCM); Atualização em temas atuais sobre Gestão da Produção e Operações.

 

Metodologia Científica e Tecnológica

16

Científica e Tecnologia; Conhecimento Científico e Tecnológico; Pesquisa Científica e Pesquisa Tecnológica; Projeto de Pesquisa e/ou Inovação Tecnológica; Relatórios de Pesquisa Científica e/ou Inovação Tecnológica.