Você está aqui: Página Inicial > Lehis > conteudo > Pesquisa

Pesquisa

Atualmente os professores do curso de graduação em História da Unespar, que têm pesquisas voltadas especificamente para a área do Ensino de História, são:

  •   Professora Dra. Cyntia Simioni França com o projeto Formação de professores de história na interface com a História Pública: abrindo horizontes.

Descrição: O projeto tem como proposta entrecruzar formação de professores, ensino de História e História Pública. O objetivo é identificar as práticas de formação docente que vêm sendo desenvolvidas no diálogo com a história pública, analisando de que maneira os projetos formativos produzem conhecimentos históricos e educacionais em espaços não acadêmicos. O estudo será realizado a partir de coleta de dados nos congressos da Rede Brasileira de História Pública, nos dossiês de História Pública e nos livros específicos de História Pública. A pesquisa propõe um levantamento do estado da arte entrecruzando Formação de Professores e História Pública.

Currículo Lattes


  •   Professor Dr. Fábio André Hahn com o projeto A WebQuest no Ensino de História.

Descrição: A proposta da pesquisa é a de investigar como e o que se aprende da História a partir do desenvolvimento e aplicação da metodologia WebQuest com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino, verificando a viabilidade da tecnologia educacional na melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes. Entre as causas e variáveis possíveis a serem investigadas, voltamos nosso olhar specificamente na problemática de que o ensino de História e consequentemente os materiais didáticos disponíveis nas escolas estão muito distantes da realidade dos alunos; não permitindo o desenvolvimento da sua capacidade formativa, o que gera o desinteresse, dificuldade de aprendizagem e a inexistência da compreensão do sentido da História e da formação de uma consciência histórica. Portanto, a variável a ser explorada é de dependência, ou seja, a formação do aluno depende, entre vários outros fatores, do emprego de uma nova metodologia de ensino de História e da produção do material didático adequado à sua realidade.

Currículo Lattes