Você está aqui: Página Inicial > Lehis > Conteúdo > Pesquisa

Pesquisa

Atualmente os professores do curso de graduação em História da Unespar, que têm pesquisas voltadas especificamente para a área do Ensino de História, são:

  • Professora Dra. Cyntia Simioni França com o projeto Formação docente e produção de conhecimentos histórico-educacionais pela via da autoridade compartilhada.

    Descrição: A proposta da pesquisa é construir projetos formativos em espaços escolares e não escolares, no diálogo com os graduandos, mestrandos, professores e estudantes da educação básica no estado do Paraná. As temáticas serão vinculadas as questões socialmente vivas no presente (gênero, pandemia, relações étnico-raciais etc.), pela via da autoridade compartilhada (FRISCH, 2016). Nos encontros formativos, busco promover a articulação ao saber da experiência; o fortalecimento do diálogo entre teoria e prática; o rompimento da hierarquização de saberes (acadêmicos e escolares); à superação da dicotomia sujeito-objeto; a reflexão teórica sobre a ação (práxis); o reconhecimento dos sujeitos no ato educacional como produtores de conhecimento; estimular práticas de ensino dialógicas, colaborativas, coletivas, interativas e criativas. Nos encontros formativos, pretendo desenvolver propostas de formação de professores como um projeto humano emancipatório, visando o fortalecimento da imagem do professor enquanto sujeito ativo e intelectual, no processo contínuo de formação (GALZERANI, 2008). Trata-se de uma formação articulada entre teoria e a prática pedagógica através da implementação de ações que assegurem uma sólida formação, fomentando o diálogo da universidade com as escolas da educação básica pela via da autoridade compartilhada. A pesquisa está fundamentada na proposta de desenvolvimento de uma pesquisa-ação, entendida como pesquisa de transforma-ção, participativa, caminhando para processos formativos (GERALDI, 1998; FRANCO, 2005).

Currículo Lattes

 

  •   Professor Dr. Fábio André Hahn com o projeto A WebQuest no Ensino de História.

Descrição: A proposta da pesquisa é a de investigar como e o que se aprende da História a partir do desenvolvimento e aplicação da metodologia WebQuest com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da rede pública de ensino, verificando a viabilidade da tecnologia educacional na melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes. Entre as causas e variáveis possíveis a serem investigadas, voltamos nosso olhar specificamente na problemática de que o ensino de História e consequentemente os materiais didáticos disponíveis nas escolas estão muito distantes da realidade dos alunos; não permitindo o desenvolvimento da sua capacidade formativa, o que gera o desinteresse, dificuldade de aprendizagem e a inexistência da compreensão do sentido da História e da formação de uma consciência histórica. Portanto, a variável a ser explorada é de dependência, ou seja, a formação do aluno depende, entre vários outros fatores, do emprego de uma nova metodologia de ensino de História e da produção do material didático adequado à sua realidade.

Currículo Lattes