Artigos
ABREU, Marcelo; CUNHA, Nara Rúbia de C. Cultura de história, história pública e ensino de história: a investigação e formação de professores de história. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 111-134, jan./jul. 2019. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/527/311>.
- ARRUDA, Eucídio. Museu virtual, prática docente e ensino de história: apropriações dos professores e potencialidades de elaboração de um museu virtual orientado ao visitante. Anais Eletrônicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, Florianópolis, 18, 19 e 20 de abril de 2011. Disponível em: <https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/847811/mod_resource/content/1/MUSEU%20VIRTUAL,%20PR%C3%81TICA%20DOCENTE%20E%20ENSINO%20DE%20HIST%C3%93RIA.pdf>.
CIAMPI, Helenice. Ensinar História no século XXI: Dilemas Curriculares. In: Anais do XX Encontro Regional da Anpuh SP, Franca, Unesp-Universidade Estadual Paulista, 2010. Disponível em: <http://snh2013.anpuh.org/resources/download/1304529130_ARQUIVO_HELENICE.pdf>.
COSTA, Marcella Albaine Farias da; MENDES, Caroline Alves Marques. O sequestro do imaginário e a escrita da história: o caso dos memes históricos e as recepções do nazismo. Revista Transversos, v. 7, n. 7, p. 54-70, maio-ago. 2016. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/transversos/article/view/23004>.
FONSECA, Vitória. A. da. Filmes históricos e o ensino de História: diálogos e controvérsias. Locus: Revista De História, v. 22, n. 2, p. 415-434, jul./dez. 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20830>.
FRANÇA, Cyntia Simioni. Reflexões sobre o estágio curricular e produção de conhecimentos históricos educacionais na formação docente. Revista TEL, Irati, v. 8, n. 2, p. 68-87, jul. /dez. 2017. Disponível em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/10880/6376>.
FRANÇA, Andréa; ANDUEZA, Nicholas. O cinema de arquivo e a (des)pedagogia das sensibilidades: uma imersão em outros espaços e tempos. Revista Acervo, v. 32, n. 3, p. 64-77, set./dez. 2019. Disponível em: <https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1309>.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. A tessitura do conhecimento histórico e suas relações com a narrativa literária. Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Ijuí: Editora Unijuí, 1999. v. 1. p. 649-660. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1KSuncsN2L-5dHl5xdIjFiJ4soktQpV_O/view>.
GOODSON, I. F. Currículo, Narrativa e o Futuro Social. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, p. 241-252, mai./ago. 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FgNMHdw8NpyrqLPpD4Sjmkq/?format=pdf&lang=pt>.
KOYAMA, Adriana Carvalho. Acervos documentais on-line, práticas de memória e experiências educacionais. Rio de Janeiro, Acervo, v. 29, n. 2, p. 74-88, jul./dez. 2016. Disponível em: <https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/719>.
LOPES, Alice Casemiro. Conhecimento Escolar e Processo de Seleção Cultural e de mediação didática. Educação e Realidade, v. 22, n. 1, p. 95-112, jan/jun. 1997. Disponível em <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71466/40542>.
MIRANDA, Sônia Regina; LUCA, Tânia Regina de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, n. 48, p. 123-144, jul./dez. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbh/a/t8rJqjBQ8f4bwPyV47zd8Dr/?lang=pt>.
MUNAKATA, Kazumi. Livro didático como indício da cultura escolar. História da Educação, v. 20, n. 50, p. 119-138, ago./dez. 2016. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/62437>.
PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha. Ensino como pesquisa: um novo olhar sobre a história no ensino fundamental como e por que aprender/ensinar história. História & Perspectivas, Uberlândia, v. 1, n. 53, p. 37-70, jan./jun. 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/view/32765>.
PEREIRA, Amílcar Araújo. A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil”. In: Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 12, n. 17, p. 25-45, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n17p25>.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006. Disponível em: <https://www.professorrenato.com/attachments/article/159/Est%C3%A1gio%20e%20doc%C3%AAncia-diferentes%20concep%C3%A7%C3%B5es.pdf>.
ROCHA, Helenice. Aula de história: evento, ideia e escrita. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 83-103, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23852>.
ROCHA, Helenice. Aula de história: evento, ideia e escrita. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 83-103, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23852>.
ROZA, Luciano Magela. O canto de Clara: possibilidades de ensino-aprendizagem da história afro-brasileira. Revista História Hoje, v. 6, n. 11, p. 100-117, jan./jun. 2017. Disponível em: < https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/311>.
SEFFNER. Fernando. Comparar a aula de história com ela mesma: valorizar o que acontece e resistir à tentação do juízo exterior (ou uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa). Historiæ, Rio Grande, v. 3, n. 1, p. 121-134, 2011. <https://periodicos.furg.br/hist/article/viewFile/2482/1806>.
SEFFNER, Fernando, PEREIRA, Nilton Mullet, PACIEVITCH, Caroline, GIL, Carmem Zeli de Vargas. Formação docente em história: conhecimentos sensíveis, memórias e diálogos. Revista de Educação Ciência e Cultura, Canoas, v. 23, n. 2, p. 79-96, jul. 2018. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4459>.
SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 31, n. 60, p. 13-33, jul./dez. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbh/a/BNrRjXq9PSpHSvJYRmf83hS/?format=pdf&lang=pt>.