Você está aqui: Página Inicial > Lehis > Conteúdo > Eventos

Eventos

Abaixo constam os eventos que já foram e que serão promovidos pelo Laboratório de Ensino de História em 2023.


1º Ciclo de Debates - DIÁLOGOS ABERTOS

Com o intuito de construir múltiplos olhares e ampliar as discussões sobre o ensino de história em diversos aspectos, fundamos o evento “Diálogos Abertos”. Essa iniciativa visa incorporar as ideias da divulgação da história e o diálogo com audiências amplas, conforme preconiza a história pública em sua essência. O evento consiste em uma série semestral de quatro encontros, cujo objetivo é promover a divulgação e o alargamento de perspectivas sobre a incursão do ensino de história em diferentes tipos de ambientes, abordando temas como tecnologia, políticas públicas e questões sensíveis. Este projeto aspira ampliar a conexão entre nossa universidade, o curso de História e o Laboratório de Ensino de História, estabelecendo parcerias e relações com pesquisadores e instituições além dos limites de Campo Mourão.

1º Encontro: O Ensino de História por meio de Podcasts

A primeira transmissão ocorreu em 11 de julho de 2023, marcando o início do debate sobre história e podcast. O objetivo principal foi discutir as noções de produção e entendimento sobre a divulgação desses meios, especialmente por profissionais que já trabalham com esse modelo há muito tempo. Para enriquecer o debate, foram convidados o professor Dr. Marcelo de Souza Silva, docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, e o professor mestre Francisco Rocha, mestre em história pela Universidade de Montes Claros. Ambos são podcasters e fundadores de projetos de áudio há bastante tempo, contribuindo significativamente para o nosso diálogo.

Clique aqui para ver mais!

2º Encontro: O Museu e as Inteligências Artificiais.

A segunda transmissão ocorreu em 08 de agosto de 2023, marcando a 2º live do debate sobre ensino de história e história pública. O objetivo principal foi discutir as noções de novos moldes para usos de tecnologias e os museus, incorporando também as ideias sobre o papel do novo tipo de museu na sociedade, e as diversas tecnologias que potencializam a pesquisa e difusão do conhecimento. Para enriquecer o debate, foram convidados as professoras Dr.ᵃ Janaina Cardoso de Mello, docente da Universidade Federal de Sergipe, e a Dr.ᵃ Helena Ragusa Granado, pós-doutoranda da Unespar em Campo Mourão.

Clique aqui para ver mais!

3º Encontro: O papel do professor/a de história para a construção de uma sociedade antirracista

A terceira transmissão ocorreu em 11 de setembro de 2023, a 3º live do debate sobre Ensino de História e História Pública. O objetivo principal foi discutir as concepções da decolonialidade e qual o papel do professor historiador nesta discussão no espaço escolar. Para enriquecer o debate, o Prof. Dr. Elison Antônio Paim, docente da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Clique aqui para ver mais!

4º Encontro: Histórias Africanas Decoloniais Narradas por africanos.

A quarta transmissão ocorreu em 21 de novembro de 2023, a 4º live do debate sobre Ensino de História, História Pública e africanidades. O objetivo principal foi discutir as concepções da decolonialidade, consciência negra e o papel que ela possui em nossa sociedade multicultural e qual o além internacionalizar o programa de pós-graduação em História Pública, contando com a participação de diversos professores, em especial a professora Cynthia, que estabeleceu uma ponte durante sua visita à África. Os convidados do debate foram: Prof. Me. Antônio Gildo Adriano; Prof. Me. Inácio Márcio Jaquete, os mestrandos em História Pública: Prof. Matias Eduardo, Prof. Mpambani Vicente, o Jornalista Kicani Pedro e o Prof. Dr. Elison Antônio Paim, docente da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Clique aqui para ver mais!

 

Sugestões

Várias iniciativas são promovidas por outras instituições acerca do Ensino de História, abaixo, constam algumas delas.