Você está aqui: Página Inicial > Lehis > Conteúdo > Ensino

Ensino

O curso de História

O curso de História da Unespar, campus de Campo Mourão, tem duração de 4 anos, ocorre no período noturno e oferta 40 vagas. É uma graduação de licenciatura, ou seja, cujo objetivo primário é formar professores de História, que poderão atuar nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Graduação e demais níveis de ensino, bem como em outros espaços que necessitem de um historiador. Os professores do curso têm titulação mínima de mestre, e a maioria realizou doutorado e pós-doutorado. As aulas variam de acordo com cada disciplina, mas podem ser teóricas ou práticas, que correspondem a visitas à biblioteca, museus e aulas de campo. Para mais informações, tais como: corpo docente, disciplinas a serem cursadas, carga horária, atividades complementares, dentre outras, acessar: http://www.fecilcam.br/historia/.

Os estudantes de graduação da Unespar podem participar de: eventos científicos oferecidos pela universidade; cursos curtos; Programa de Iniciação Científica (PIC), que corresponde a pesquisas com duração de um ano e que podem ser contempladas com auxílio financeiro; Programa de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP), ambos que aproximam o graduando com o chão da escola e com a sala de aula; Programa Bolsa Permanência, que oferece bolsas para estudantes baixa renda, o que possibilita sua permanência na universidade; cursos de idiomas oferecidos pelo Paraná Fala Inglês (PFI) e o Programa de Línguas Estrangeiras da Unespar (Prolem); assim como atividades de extensão; grupos de pesquisa; dentre outras.

A instituição oferece também a oportunidade de continuar os estudos na área em dois Programas de Pós-Graduação em nível de mestrado, que são, o ProfHistória, para aqueles que já estão atuando como professores há dois anos, e o mestrado em História Pública.

 

Disciplinas

As disciplinas voltadas à área de Ensino de História na Unespar são: Ensino de História I (60 h) - 5º semestre (link plano).

  •   Estágio Supervisionado em História I (100 h) - 5º semestre
  •   Ensino de História II (60 h) - 6º semestre
  •   Estágio Supervisionado em História II (100 h) - 6º semestre
  •   Ensino de História III (60 h) - 7º semestre
  •   Estágio Supervisionado em História III (100 h) - 7º semestre
  •   Ensino de História IV (60 h) - 8º semestre
  •   Estágio Supervisionado em História IV (100 h) - 8º semestre

 

Práticas pedagógicas no Lehis

Esse é um espaço de compartilhamento de práticas pedagógicas desenvolvidas no Lehis pelos estudantes de graduação, sejam elas aulas no laboratório ou mesmo produções realizadas nas disciplinas de Ensino de História e Estágio, bem como em oficinas.

 

Residência Pedagógica (RP)

A Residência Pedagógica (RP) é um programa em nível federal que oferece aos estudantes bolsas, para que esses realizem atividades e projetos nas escolas, e que foi acolhido pelo curso de História da Unespar, campus de Campo Mourão em 2018, sob a orientação e coordenação da professora Dra. Cyntia Simioni França.

Atualmente, 15 estudantes são contemplados pelo programa, distribuídos nos terceiro e quarto anos da graduação e que estão alocados em três escolas de Campo Mourão. Assim, esse é um espaço de compartilhamento das atividades realizadas pelos residentes, garantindo maior visibilidade às práticas inovadoras e transgressoras que ocorrem no programa.

 

Pibid

Este espaço ainda está em construção.