Você está aqui: Página Inicial > Eventos > ENCPED

O VI Encontro do Curso de Pedagogia (ENCPED) "Educação em tempos de precarização: possibilidades e desafios”, será realizado no período de 30/09/2024 a 04/10/2024.

O evento acontece todos os anos com o objetivo de promover debates e reflexões sobre a educação e divulgar pesquisas relacionadas à temática. Na edição de 2024, o tema "Educação em tempos de precarização: possibilidades e desafios” foi indicado por entendermos a necessidade de discussão acerca da precarização da educação associada a discursos inovadores, como a plataformização e a epistemologia da prática. Essas tendências implicam em mudanças significativas nos Projetos Pedagógicos de Cursos de licenciatura e no currículo do curso de Pedagogia, descaracterizando a formação integral do futuro docente, dos profissionais da escola básica e dos pesquisadores.

A cerimônia de abertura do VI Encontro de Pedagogia da Unespar, campus de Campo Mourão, ocorrerá no dia 30 de setembro de 2024, às 19h30, no Anfiteatro da Universidade e terá a palestra da professora Dra. Elisangela Scaff, da UFPR de Curitiba-PR e do professor Dr. José Mateus Bido, da IFPR de Goioerê-PR.

O ENCPED contará com mesas-temáticas, palestras, apresentações de trabalhos e oficinas. Os palestrantes convidados são:  Profa. Dra. Elisangela Scaff (UFPR), Prof. Dr. José Mateus Bido (IFPR), Profa. Dra. Lucineia Lazzaretti (UNESPAR-Paranavaí-Pr), Profa. Dra. Marta Regina Furlan (UEL), Prof. Dr. João Luiz Gasparin (UEM), Prof. Dr. Mário Luiz Neves de Azevedo (UEM), Profa. Dra. Gisele Masson (UEM), Profa. Dra. Michelle Fernandes Lima (UEM), Profa. Dra. Cyntia Simioni França (UNESPAR-Campo Mourão-PR); Profa. Dra. Juslaine de Fátima Abreu Nogueira (UNESPAR-Curitiba-PR) e Prof. Dr. Eduardo Tulio Baggio (UNESPAR-Curitiba-PR).

O Encontro encerrará no dia 04 de outubro de 2024 com o lançamento do documentário Professoras (2024), desenvolvido por docentes, estudantes e egressos do curso de Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCineav), do campus de Curitiba II/FAP, que traz um panorama sobre as transformações que o sistema educacional básico vem sofrendo no Paraná desde a pandemia, com foco nos impactos ao trabalho docente.

PÚBLICO ALVO: ESTUDANTES DE LICENCIATURA, PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, ESTUDANTES DE MAGISTÉRIO

EVENTO PRESENCIAL

OBJETIVOS:

• Promover debates e reflexões sobre a educação e divulgar pesquisas relacionadas à temática;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Suscitar nos participantes a tomada de consciência e o senso crítico acerca da precarização da Educação Pública;
  • Refletir sobre medidas de enfrentamento para o processo de precarização da Educação Pública.

Eixos Temáticos

Submissão De Trabalhos

Ensalamento das apresentações de trabalhos e oficinas