Você está aqui: Página Inicial > APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Apresentação

ATENÇÃO! NOVAS DATAS! Informamos que as inscrições para a segunda edição do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Aprendizagem e Desenvolvimento nos Anos Iniciais da Educação Básica, foram prorrogadas (pela última vez) até o dia 04/02/2022. A seleção dos projetos ocorrerá entre os dias 07 e 11/02/2022 e o resultado da seleção será divulgado no dia 18/02/2022. As matrículas deverão ser feitas entre os dias 21 a 25/02/2022 e o início das aulas será no dia 04/03/2022.

O curso de Pós-Graduação em “Aprendizagem e Desenvolvimento nos anos iniciais da Educação Básica” ofertado pelo Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão tem por objetivo contribuir com a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais da Educação Básica. A aulas serão realizadas de modo remoto enquanto durar as restrições às aulas presenciais mediante as condições impostas pela pandemia da Covid-19. O curso está estruturado na linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores com ênfase no estudo do desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, biológico, afetivo e social. As disciplinas proporcionarão discussões, reflexões e estudos sobre o desenvolvimento infantil e o processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar. O referencial teórico-metodológico do curso fundamenta-se na perspectiva Histórico-Cultural na abordagem de estudos e reflexões de diferentes tendências pedagógicas, que ao final do curso espera-se que os participantes resinifiquem suas práticas profissionais.

OBJETIVOS:

  • Contribuir na formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais da Educação Básica;
  • Fornecer subsídios teóricos-metodológicos para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica;
  • Compreender diferentes teorias pedagógica para a ação docente;
  • Instigar a pesquisa cientifica e investigá-la na prática docente;
  • Refletir sobre a prática docente no âmbito dos desafios da sociedade contemporânea.


PÚBLICO-ALVO:
Os/as alunos/as do curso de pós-graduação serão lecionados, preferencialmente, mediante os níveis:
1)    Ordem de prioridade de vagas:
a)    Professores/as graduados/as em Pedagogia ou outra licenciatura que atuem na Rede Básica de Ensino Pública (de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) de Campo Mourão e região;
b)    Egressos do curso de Pedagogia;
c)    Egressos de outras licenciaturas;
d)    Demais profissionais da Educação Básica.