Biblioteca Reitor Antônio Martins Filho | Unespar Campo Mourão
Acervo e Renovação
Abra o PergamumMinha Biblioteca
Acervo de E-books on-lineFicha catalográfica
Acesse aquiRegulamento
Acesse aquiRevistas
Lista de periódicosRepositório institucional
Em construçãoFale Conosco
WhatsAppVagas de estágio
Saiba maisVocê pode encontrar também nesta página:
|
|
|
|
---|---|---|---|
|
|
|
|
|
|
|
|
Para saber mais, role a página abaixo
Horário da Biblioteca
WhatsAppSegunda a Sexta-Feira
8h às 11h30min
13h30min às 22h30min
biblioteca.campomourao@unespar.edu.br
(44) 3518-1821
© Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão
Av. Comendador Norberto Marcondes, 733
Campo Mourão - Paraná - Brasil - CEP 87.302-060
Sua conta no Acervo da Biblioteca
Acesse aqui seu PergamumO que posso fazer por meio do acesso?
- Consultar o acervo das Bibliotecas da Unespar, com filtros detalhados, por meio de pesquisa por assunto/termo correlato, autoria ou título da obra;
- Renovação de empréstimo;
- Reserva;
- Consulta de débitos;
- Histórico de empréstimos;
- Histórico de afastamentos;
- Emissão de Declaração de Nada Consta;
- Consultar dados pessoais do cadastro (informar quando houver alteração);
- Alteração de senha (padrão é de 6 dígitos numéricos).
Dúvidas frequentes
Não sou estudante ou possuo vínculo com a Unespar, posso fazer empréstimo de livros?
Não. A comunidade externa pode fazer consulta local e usar o espaço da Biblioteca para estudo durante o horário de funcionamento.
Pessoas da comunidade interna da Unespar podem fazer empréstimo: Estudante de Graduação, Estudante de Graduação (Programa de Iniciação Científica), Estudante de Pós-Graduação, Docentes, Agentes Universitários(as), Estagiários(as), Terceirizados(as) e Bolsistas.
Como faço para renovar on-line pelo Pergamum?
Acesse Pergamum > No canto superior direito clique em ENTRAR e faça login com seu CPF somente números (talvez necessite adicionar dois zeros antes do CPF) > Clique no seu nome no canto superior direito > Meu Pergamum > abrirá a página "Títulos pendentes", onde em cada título haverá o botão Renovar.
Como faço o cadastro?
Compareça à Biblioteca no horário de funcionamento com um documento de identificação (RG, CNH ou afim).
Quantos livros e dias posso emprestar?
Vínculo com a Universidade | Total de livros que pode emprestar | Total de dias |
---|---|---|
Estudante de Graduação | até 3 livros | até 7 dias com renovação enquanto o exemplar não for reservado |
Estudante de Graduação (Programa de Iniciação Científica); Estudante de Pós-Graduação; Docentes; Agentes; Estagiários(as); Terceirizados(as); Bolsistas | até 5 livros | até 14 dias com renovação enquanto o exemplar não for reservado |
Visitante | Consulta Local | Durante o horário de funcionamento da Biblioteca |
Posso renovar o livro depois da data de devolução?
Não, a renovação só pode ser feita até a data estipulada para devolução. Caso tenha vencido, é preciso devolver o livro e pagar a multa para efetuar a renovação/novo empréstimo.
Qual a forma de pagamento da multa?
A única forma de pagamento da multa é por meio de Boleto Bancário.
O que devo fazer em caso de livro danificado, molhado ou extraviado?
Primeiramente deve-se comunicar à Biblioteca, sobretudo se o livro já estiver em atraso. Depois, o livro deverá ser reposto por um exemplar em boas condições que seja da edição equivalente ou posterior ou a Biblioteca indicará título.
Não lembro a senha, o que faço para criar uma nova senha?
Deve dirigir-se até o balcão de empréstimo da biblioteca portando um documento de identificação com foto ou pelo seu acesso ao sistema Pergamum - lembre-se do padrão que é de 6 dígitos numéricos.
O que posso fazer se não encontro a informação que procuro na biblioteca?
Procure alguém que esteja atendendo ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento no Fale Conosco.
Onde fica a Biblioteca?
Fica no Bloco A e pode ser acessada pela rampa/escada que fica entre o hall do Anfiteatro e o hall da Secretaria Acadêmica.
Acessibilidade
A Biblioteca está em processo de adaptação para inclusão com mecanismos de acessibilidade:
Já tem na Biblioteca:
Acervo com livros na temática;
Capacitação para atendimento em Libras;
Entrada com rampa e porta grande;
Futuramente (previsão):
Lupa eletrônica de bolinha (para pessoas com baixa visão)
Balcão de atendimento adequado à ABNT NBR 9050 (para pessoas cadeirantes)
Óculos leitor com inteligência artificial - vocalização de livros (para pessoas com deficiência visual)
Teclado com fonte maior e em Braille (para pessoas com deficiência visual ou baixa visão)
Minha Biblioteca - Acervo de E-books
O Sistema de Bibliotecas da Unespar está disponibilizando à Comunidade Acadêmica, por meio da Minha Biblioteca, acesso a mais de 12.000 títulos de livros (e-books) em português divididos em 7 catálogos: Medicina e Odontologia, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica, Letras e Artes.
Algumas ferramentas exclusivas da Plataforma:
- Leitura em voz alta, ajustes de cor da tela e fontes que garantem acessibilidade;
- Pesquisas por ISBN, palavras-chave, título, ISBN ou autor para facilitar as buscas;
- Compartilhamento e impressão de parte dos conteúdos disponíveis;
- Citações nos formatos ABNT, APA, MLA, Harvard e Vancouver;
- Marcação de páginas, anotações e marcações;
- Catálogos que englobam todas as áreas do conhecimento.
Doações de livros à Biblioteca
As doações feitas à Biblioteca serão analisadas quanto à qualidade física do material, bem como temática. Não aceitamos enciclopédias, listas telefônicas, materiais com insetos, mofados, molhados e/ou estado precário.
Equipe
Liane Cordeiro da Silva Bibliotecária CRB 1153/0 (Agente Universitária Profissional)
Valéria Soavinski | Chefe da Biblioteca (Agente Universitária de Execução)
Fabiana Lizier Krul | Téc. Adm. (Agente Universitária de Execução)
Ali Davis de Souza e Silva |Téc. Adm. (Agente Universitária de Execução)
Jhonatan Ouverney Norato | Estagiário
Atualização do acervo
Obras adicionadas ao acervo em 2023
Novidades
Agora a Biblioteca tem WhatsApp
Pesquisa sobre a Biblioteca
Memorial 50 anos da Biblioteca
Visitas agendadas
Estantes temáticas
Quebra-cabeça
Cantinho da Criatividade
Emissão de Declaração de Nada Consta
Acesse ao TutorialComo emitir:
1) Presencialmente na Biblioteca ou pelo Whatsapp/E-mail
2) Acessando sua conta conforme Tutorial
Processos que obrigam a emissão da Declaração de Nada Consta na Biblioteca:
- Trancamento de Matrícula
- Cancelamento de Matrícula
- Documentação relativa à Conclusão do Curso de Graduação/emissão de Diploma
A partir da Resolução nº 070/2023 - CEPE/Unespar, que versa sobre o Regulamento de Execução e Supervisão das Atividades de Ensino de Graduação da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, em seu Art. 6º Art. § 4º
Não será permitido o “Trancamento de Matrícula”, ou “Cancelamento” de Matrícula, ao(à) estudante que não apresente DECLARAÇÃO DE NADA CONSTA, emitida pela Biblioteca do Campus.
Art. 12 § 5º
Os documentos relativos à Conclusão do Curso de Graduação pelo/a estudante, somente serão fornecidos pelas Seções de Registros Acadêmicos e, Registros de Diplomas dos campi, após a apresentação de DECLARAÇÃO DE NADA CONSTA, emitida pela Biblioteca do Campus, a qual pode ser gerada pelo(a) próprio(a) estudante, diretamente no sistema de gerenciamento Pergamum.
Estatísticas
Doações
Ano | Quantidade |
---|---|
2023 | |
2022 | |
2021 | |
2020 | |
Histórico da Biblioteca Reitor Antônio Martins Filho
Edite o tile para adicionar um texto.