Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca

Biblioteca Reitor Antônio Martins Filho | Unespar Campo Mourão

Acervo e Renovação

Abra o Pergamum

Minha Biblioteca

Acervo de E-books on-line

Ficha catalográfica

Acesse aqui

Regulamento

Acesse aqui

Repositório institucional

Em construção

Fale Conosco

WhatsApp

Vagas de estágio

Saiba mais

Você pode encontrar também nesta página:

  • Horário da Biblioteca 

  • Acessibilidade

  • Doações de livros à Biblioteca

  • Equipe


  • Notícias

  • Novidades

  • Declaração de Nada Consta

  • Dúvidas frequentes

  • Histórico

  • Atualização do acervo

  • Estatísticas

  • Campanha Natal Solidário

Para saber mais, role a página abaixo

 

Horário da Biblioteca

WhatsApp

Segunda a Sexta-Feira

8h às 11h30min

13h30min às 22h30min

biblioteca.campomourao@unespar.edu.br 

(44) 3518-1821

© Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

Av. Comendador Norberto Marcondes, 733

Campo Mourão - Paraná - Brasil - CEP 87.302-060



Sua conta no Acervo da Biblioteca

Acesse aqui seu Pergamum


O que posso fazer por meio do acesso?

  • Consultar o acervo das Bibliotecas da Unespar, com filtros detalhados, por meio de pesquisa por assunto/termo correlato, autoria ou título da obra;
  • Renovação de empréstimo;
  • Reserva;
  • Consulta de débitos;
  • Histórico de empréstimos;
  • Histórico de afastamentos;
  • Emissão de Declaração de Nada Consta;
  • Consultar dados pessoais do cadastro (informar quando houver alteração);
  • Alteração de senha (padrão é de 6 dígitos numéricos).

Dúvidas frequentes

Não sou estudante ou possuo vínculo com a Unespar, posso fazer empréstimo de livros?

Não. A comunidade externa pode fazer consulta local e usar o espaço da Biblioteca para estudo durante o horário de funcionamento.

Pessoas da comunidade interna da Unespar podem fazer empréstimo: Estudante de Graduação, Estudante de Graduação (Programa de Iniciação Científica), Estudante de Pós-Graduação, Docentes, Agentes Universitários(as), Estagiários(as), Terceirizados(as) e Bolsistas.

Como faço para renovar on-line pelo Pergamum?

Acesse Pergamum > No canto superior direito clique em ENTRAR e faça login com seu CPF somente números (talvez necessite adicionar dois zeros antes do CPF) > Clique no seu nome no canto superior direito > Meu Pergamum > abrirá a página "Títulos pendentes", onde em cada título haverá o botão Renovar.

Como faço o cadastro?

Compareça à Biblioteca no horário de funcionamento com um documento de identificação (RG, CNH ou afim).

Quantos livros e dias posso emprestar?

Vínculo com a UniversidadeTotal de livros que pode emprestarTotal de dias
Estudante de Graduaçãoaté 3 livrosaté 7 dias com renovação enquanto o exemplar não for reservado

Estudante de Graduação (Programa de Iniciação Científica); Estudante de Pós-Graduação; Docentes; Agentes; Estagiários(as); Terceirizados(as); Bolsistas


até 5 livrosaté 14 dias com renovação enquanto o exemplar não for reservado
VisitanteConsulta LocalDurante o horário de funcionamento da Biblioteca

Posso renovar o livro depois da data de devolução?

Não, a renovação só pode ser feita até a data estipulada para devolução. Caso tenha vencido, é preciso devolver o livro e pagar a multa para efetuar a renovação/novo empréstimo.

Qual a forma de pagamento da multa?

A única forma de pagamento da multa é por meio de Boleto Bancário.

O que devo fazer em caso de livro danificado, molhado ou extraviado?

Primeiramente deve-se comunicar à Biblioteca, sobretudo se o livro já estiver em atraso. Depois, o livro deverá ser reposto por um exemplar em boas condições que seja da edição equivalente ou posterior ou a Biblioteca indicará título.

Não lembro a senha, o que faço para criar uma nova senha?

Deve dirigir-se até o balcão de empréstimo da biblioteca portando um documento de identificação com foto ou pelo seu acesso ao sistema Pergamum - lembre-se do padrão que é de 6 dígitos numéricos.

O que posso fazer se não encontro a informação que procuro na biblioteca?

Procure alguém que esteja atendendo ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento no Fale Conosco.

Onde fica a Biblioteca?

Fica no Bloco A e pode ser acessada pela rampa/escada que fica entre o hall do Anfiteatro e o hall da Secretaria Acadêmica.

Acessibilidade

A Biblioteca está em processo de adaptação para inclusão com mecanismos de acessibilidade:

Já tem na Biblioteca:

  • Acervo com livros na temática;

  • Capacitação para atendimento em Libras;

  • Entrada com rampa e porta grande;

Futuramente (previsão):

  • Lupa eletrônica de bolinha (para pessoas com baixa visão)

  • Balcão de atendimento adequado à ABNT NBR 9050 (para pessoas cadeirantes) 

  • Óculos leitor com inteligência artificial - vocalização de livros (para pessoas com deficiência visual)

  • Teclado com fonte maior e em Braille (para pessoas com deficiência visual ou baixa visão)

Minha Biblioteca - Acervo de E-books

O Sistema de Bibliotecas da Unespar está disponibilizando à  Comunidade Acadêmica, por meio da Minha Biblioteca, acesso a mais de 12.000 títulos de livros (e-books) em português divididos em 7 catálogos: Medicina e Odontologia, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica, Letras e Artes.

Algumas ferramentas exclusivas da Plataforma:

  • Leitura em voz alta, ajustes de cor da tela e fontes que garantem acessibilidade;
  • Pesquisas por ISBN, palavras-chave, título, ISBN ou autor para facilitar as buscas;
  • Compartilhamento e impressão de parte dos conteúdos disponíveis;
  • Citações nos formatos ABNT, APA, MLA, Harvard e Vancouver;
  • Marcação de páginas, anotações e marcações;
  • Catálogos que englobam todas as áreas do conhecimento.

Doações de livros à Biblioteca

As doações feitas à Biblioteca serão analisadas quanto à qualidade física do material, bem como temática. Não aceitamos enciclopédias, listas telefônicas, materiais com insetos, mofados, molhados e/ou estado precário.

Equipe

  • Liane Cordeiro da Silva Bibliotecária CRB 1153/0 (Agente Universitária Profissional)

  • Valéria Soavinski | Chefe da Biblioteca (Agente Universitária de Execução)

  • Fabiana Lizier Krul Téc. Adm. (Agente Universitária de Execução)

  • Ali Davis de Souza e Silva |Téc. Adm. (Agente Universitária de Execução)

  • Jhonatan Ouverney NoratoEstagiário

Atualização do acervo

Obras adicionadas ao acervo em 2023

Novidades

  • Agora a Biblioteca tem WhatsApp

  • Pesquisa sobre a Biblioteca

  • Memorial 50 anos da Biblioteca

  • Visitas agendadas 

  • Estantes temáticas

  • Quebra-cabeça

  • Cantinho da Criatividade

Emissão de Declaração de Nada Consta

Acesse ao Tutorial

Como emitir:

1) Presencialmente na Biblioteca ou pelo Whatsapp/E-mail

2) Acessando sua conta conforme Tutorial

Processos que obrigam a emissão da Declaração de Nada Consta na Biblioteca:

  • Trancamento de Matrícula
  • Cancelamento de Matrícula
  • Documentação relativa à Conclusão do Curso de Graduação/emissão de Diploma

A partir da Resolução nº 070/2023 - CEPE/Unespar, que versa sobre o Regulamento de Execução e Supervisão das Atividades de Ensino de Graduação da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, em seu Art. 6º Art. § 4º 

Não será permitido o “Trancamento de Matrícula”, ou “Cancelamento” de Matrícula, ao(à) estudante que não apresente DECLARAÇÃO DE NADA CONSTA, emitida pela Biblioteca do Campus.

 Art. 12 § 5º

Os documentos relativos à Conclusão do Curso de Graduação pelo/a estudante, somente serão fornecidos pelas Seções de Registros Acadêmicos e, Registros de Diplomas dos campi, após a apresentação de DECLARAÇÃO DE NADA CONSTA, emitida pela Biblioteca do Campus, a qual pode ser gerada pelo(a) próprio(a) estudante, diretamente no sistema de gerenciamento Pergamum.

Estatísticas

Doações

AnoQuantidade
2023
2022
2021
2020


Edite o tile para adicionar um texto.