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Religião e eleições: usos do Facebook em campanhas no Paraná

Mezzomo, Frank; Alves, Lucas; Pátaro, Cristina

por publicado: 24/06/2022 16h35 última modificação: 24/06/2022 16h37
O livro Religião e eleições: usos do Facebook em campanhas no Paraná tem como objetivo mapear as campanhas de candidatos religiosos que participaram do pleito eleitoral em 2018 para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP). É parte de investigação conduzida pelo Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão, que vem contando com apoio financeiro da Fundação Araucária e do CNPq desde 2014, mediante a concessão de bolsas de estudos e apoio no custeio e capital para a realização da pesquisa.

Considerando a intensa relação entre religião e política, procuramos identificar os elementos religiosos acionados e ressignificados no pleito eleitoral pelos candidatos religiosos, e como os mesmos utilizaram das mídias sociais para realizar suas campanhas eleitorais no Facebook. Para a produção do livro, pensamos no exercício de reunir, organizar e sistematizar a documentação empírica das pesquisas realizadas, com a finalidade de possibilitar que outros pesquisadores interessados nesta problemática possam ter acesso aos materiais das campanhas. Neste sentido, as fontes aqui apresentadas foram coletadas de forma sistemática nas páginas e perfis do Facebook dos candidatos, durante o período de Junho a Outubro de 2018, incluindo vídeos, fotos, textos, entre outras publicações. Para o levantamento de tais dados, contou-se com o apoio de demais membros do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder.

O livro está organizado em duas partes principais. Na primeira parte, são trazidas discussões teóricas relativas à participação dos religiosos na política, em especial no contexto brasileiro, bem como a utilização das mídias por tais grupos, problematizando, ainda, questões relativas à relação entre Estado e sociedade, construídas a partir das noções de modernidade, laicidade e espaço público. Além disso, apresenta-se uma contextualização do cenário político e econômico do país e do estado do Paraná nos últimos anos, em vista de delinear os elementos e forças que se fizeram presentes durante a corrida eleitoral de 2018.
Por fim, aponta-se as etapas e estratégias metodológicas utilizadas para a produção dos dados – materiais de campanha dos candidatos – apresentados na sequência.

A segunda parte traz os materiais de campanha de 51 candidatos religiosos identificados no referido pleito eleitoral, vinculados a diferentes denominações religiosas: católicos, evangélicos e religiões afro-brasileiras. Para cada candidato, são apresentados elementos acerca de sua vinculação política e religiosa, da trajetória biográfica e das relações
político-partidárias, bem como os materiais de campanha construídos e postados no Facebook, que evidenciam a instrumentalização e/ou a vinculação do/ao universo religioso – seja nos apoios recebidos, na circulação pelos espaços eclesiásticos ou pelo acionamento de valores, símbolos e pautas vinculados à religião.

A partir das discussões e materiais apresentados neste livro, podemos afirmar que a campanha eleitoral de 2018 à ALEP evidencia intensas articulações entre religião e política,bem como um mosaico de sentidos e significados que atravessam os discursos e representações produzidas pelos candidatos religiosos. O certo é que a religião e seu acionamento pelos sujeitos não estão restritos à esfera privada e ao ambiente dos templos, mas presentes na esfera pública e nas disputas e relações de poder entre os diferentes grupos esetores da sociedade.
O livro, publicado pela Editora Fecilcam, está disponível em: http://religiaoeeleicoes.unespar.edu.br/