Você está aqui: Página Inicial > Noticias20222023 > "Turismo de valor: Eu faço parte!" acontece na Unespar com lançamento de Guia e Mapa Turísticos de Campo Mourão

"Turismo de valor: Eu faço parte!" acontece na Unespar com lançamento de Guia e Mapa Turísticos de Campo Mourão

Extensão

por Milleni Bezerra Moreira publicado: 19/12/2022 19h34 última modificação: 19/12/2022 20h26

Na útima quarta-feira, dia 14 de dezembro, o Anfiteatro da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão sediou mais uma edição do Workshop Turismo de Valor: Eu faço parte!

A ação é promovida pela Prefeitura Municipal de Campo Mourão, por intermédio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (SEIDEC), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e apoio de entidades, instituições e empresas locais dos setores de hospedagem, agenciamento, transportes, alimentos e bebidas, cultura, eventos e lazer e entretenimento. O evento integra o clico de atividades iniciado no segundo semestre do ano de 2022, com o intuito de somar forças e impulsionar a movimentação do setor turístico mourãoense.

A primeira reunião (25/10) foi realizada no Piacentini Palace Hotel, e conduzida por Thaíse Bueno, graduada em Turismo e Hotelaria, com MBA em Marketing e Comunicação, e mais de 10 anos de atuação na área de consultoria empresarial e aceleração de negócios turísticos. O segundo encontro (06/12) aconteceu na Confeitaria Introvinis, sob condução da mesma consultora. No ocasião do dia 14, representações comerciais do município estiveram presentes na Anfiteatro da Unespar, sob condução do curso de graduação em Turismo do campus de Campo Mourão, a fim de apresentar produtos e serviços que farão parte da ação promocional intitulada Passaporte Verão 2023, por meio da qual será possível colocar em prática estratégias desenvolvidas de forma coletiva para o período compreendido.

Considerando o fluxo turístico presente no munícipio de Campo Mourão, a Unespar, por intermédio do curso de graduação em Turismo tem participado ativamente dessas discussões, com o objetivo de atender a todos os públicos que tem acesso ao munícipio. Para tanto, por meio do projeto extensionista "Empreende no Turismo", foram produzidos o Guia Turístico e o Mapa Turístico de Campo Mourão, elaborados pela Dra. Raquel dos Santos Vieira, com o auxílio de Dr. Giuliano Torriei Nigro, ambos pesquisadores do curso em questão.

O Guia Turístico de Campo Mourão é um documento elaborado de forma amplificada, com o intuito de apresentar o município de Campo Mourão aos visitantes, com informações sobre localização, histórico, atrativos culturais e turísticos e serviços disponíveis. Na oportunidade do lançamento Vieira compartilhou com o público os modos pelos quais o Guia foi elaborado, além de pontuar a abertura para a inclusão de parcerias e apoio por parte de agentes locais do turismo.

"O lançamento do Guia Turístico de Campo Mourão fecha um ciclo de quase um ano de trabalho e é coroado pela entrega desse material à sociedade mourãoense. A ação reforça o papel da Unespar, campus de Campo Mourão e do curso de Turismo, por meio da extensão universitária, para o desenvolvimento sustentável da atividade turística local", reforça a pesquisadora.

Ainda, no que diz respeito ao Mapa Turístico de Campo Mourão, Nigro reforça que "o lançamento do Mapa Turístico de Campo Mourão é um pontapé inicial importante para a divulgação turística do município e visa complementar o recém-elaborado Guia Turístico da cidade. Esse material é reflexo de uma parceria entre o curso de Turismo da Unespar, campus de Campo Mourão, o Poder Público e o empresariado, promovendo o retorno de ações da Universidade voltadas para a sociedade e contribuindo para o desenvolvimento turístico da região".

Acesse Guia e Mapa Turístico de Campo Mourão clicando nos links abaixo:

GUIA TURÍSTICO (CLIQUE AQUI)

MAPA TURÍSTICO (CLIQUE AQUI)

Sobre os pesquisadores

Raquel dos Santos Vieira

Doutora pelo Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR; mestra em Turismo pela UFPR, Bacharela em Gestão e Empreendedorismo pela mesma instituição e graduada em Gestão de Turismo pela Uninter. Atuou como bolsista recém-formada de nível superior no Programa Bom Negócio Paraná núcleos: Unespar, campus Paranaguá e Unioeste, campus Cascavel, ministrando aulas de gestão empresarial e realizando consultorias empresariais para micro, pequenos, médios e informais empreendedores. Atuou como professora substituta no curso de Bacharelado em Gestão e Empreendedorismo da UFPR Setor Litoral. Atuou como Turismóloga (residente técnica) na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (SEDEST) atuando diretamente com a Paraná Turismo. Atualmente, é docente colaboradora do curso de Bacharelado em Turismo da Unespar, campus de Campo Mourão. Atua nas áreas: empreendedorismo, socieconomia, turismo comunitário e de sol e praia, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, Racionalidades Ambiental e Situada, gestão, organização comunitária, economia solidária, autogestão e políticas públicas.

Giuliano Torrieri Nigro

Doutor em Geografia, com ênfase em Análise ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá - PR (UEM). Trabalha com Biogeografia, Ecologia da Paisagem e Análise da Paisagem de Fragmentos florestais urbanos. Mestre na mesma instituição e mesmo programa. Licenciado em Geografia pela Unicesumar (2019), é também Bacharel em Turismo com ênfase em Ecoturismo e Meio Ambiente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP (2008). Atualmente, é professor colaborador do curso de Turismo e Meio Ambiente da UNESPAR (Campo Mourão), ministrando aulas de Turismo em Áreas Naturais, Ecoturismo, Turismo e Geografia, Turismo Rural e Turismo e Biodiversidade. É membro do BIOGEO - Grupo de Pesquisas em Biogeografia do Paraná, coordenado pela professora Drª Maria Eugênia Moreira Costa Ferreira.

 

Avaliação da SEIDEC sobre o Workshop

Para Rosinaldo Nunes Cardoso, Diretor de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, "os três encontros envolvendo o empresariado, a academia, o terceiro setor e a sociedade civil organizada, conjuntamente, é a evidência da quádrupla hélice em ação para o desenvolvimento econômico do município. São ações práticas que buscam estimular alternativas de produção sustentável no turismo, para 2023. Principalmente nesse cenário de retomada da economia e de novas formas de fazer negócios. O Turismo de Valor e o Projeto Passaporte Verão 2023 podem estabelecer um turismo inteligente e tecnológico, com atratividades que aumentam o tempo de permanência dos visitantes em Campo Mourão".

"O setor de bares, hotéis, restaurantes e eventos  tem grande potencial de trazer pessoas de fora da cidade, estimulando a economia e todo o trade turístico. Nosso primeiro passo foi planejar e mostrar a importância da união do setor, em seguida, mapear os eventos esportivos e culturais já existentes e que têm grande potencial de investimento de capital por parte de turistas em Campo Mourão. Esperamos que ano que vem o projeto continue tendo a adesão dos empreendedores e possamos tornar nosso município mais conhecido em todo o estado do Paraná", reforça o Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico (SEIDEC), Eduardo Akira Azuma.

 

Premiação  em evento internacional

No ínicio do mês de dezembro de 2022, aconteceu a 16ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, evento complementar ao Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR) realizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (Idestur) e financiado pela CAPES e Itaipu Binacional, com organização da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e apoio de universidades e institutos brasileiros. Sob a temática “Política Pública e Segmentação de Mercado em Turismo”, a atividade reuniu pesquisadores das áreas de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, a fim de fomentar a produção científica e o relacionamento direto com o mundo do Turismo. 

Na ocasião, a Unespar foi representada pela doutora Raquel, que esteve vinculada à organização do evento, moderando grupos de trabalhos científicos e ministrando um minicurso sobre Elaboração de Guia Turístico, e contou com a participação de estudantes e profissionais de turismo de todo o país.

A pesquisadora ainda apresentou o trabalho “Ensino e Extensão: Guia Turístico de Campo Mourão – PR”, fruto da ação extensionista de elaboração do Guia Turístico de Campo Mourão. A coleta de dados e informações para o Guia foi desenvolvida junto aos estudantes do 2º ano do curso, na carga horária de extensão da disciplina "Gestão Pública do Turismo". A produção foi premiada em primeiro lugar na categoria "Relatos de Experiência", dentro das três categorias disponíveis – Artigo Científico, Resumo Expandido e Relatos de Experiência.

 PREMIAÇÃO (CLIQUE AQUI)