Você está aqui: Página Inicial > Noticias20222023 > Sob nova gestão, CAPES realiza pagamento de bolsas

Sob nova gestão, CAPES realiza pagamento de bolsas

Pesquisa

por Milleni Bezerra Moreira publicado: 10/01/2023 00h32 última modificação: 10/01/2023 09h59

Na última quinta-feira, dia 05 de janeiro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), emitiu comunicado em relação a efetuação do pagamento de todas as bolsas de pós-graduação e de Programas de formação de professores da educação básica. Os repasses haviam sido afetados em razão de contingenciamento nos recursos orçamentários do MEC  realizado anteriormente no período de gestão do ex-ministro Victor Godoy.

Na oportunidade, ainda foi informado o prazo para que todos os bolsistas obtenham acesso ao valor, creditado em conta bancária: até a segunda-feira, dia 09.

Leia o Manifesto elaborado pelos coordenadores de cursos de pós-graduação stricto sensu da Unespar, no link abaixo

MANIFESTO (CLIQUE AQUI)

Os valores cobrirão os benefícios para estudantes de mestrados, doutorados, pós-doutorados e Programas como Pibid, Residência Pedagógica, Parfor, ProEB e UAB.

Confira a lista de valores das bolsas, no link abaixo.

VALORES BOLSAS (CLIQUE AQUI)

Mercedes Bustamante assume a presidência da CAPES

Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES

Na última sexta-feira, 06 de janeiro, Mercedes Bustamante foi nomeada para o cargo de nova presidente da CAPES. O anúncio foi feito pelo atual ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva com a imprensa, ocorrida na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. 

Antes de apresentar a presidente e outros integrantes de sua equipe, o ministrou reforçou que: “trabalhamos nesses últimos dias não só para nos aprofundar nos números do ministério, mas formar um time”. Na oportunidade, ainda estendeu os cumprimentos ao presidente eleito, Luis Inácio Lula da Silva, agracendo pelo apoio e confiança depositada no novo modelo de gestão.

POSSE (CLIQUE AQUI)

Saiba mais sobre a nova presidente

Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES

De nacionalidade chilena e brasileira, Mercedes Bustamante, quinta mulher a assumir a presidência da Fundação, é professora titular da Universidade de Brasília (UnB) no Departamento de Ecologia, além de integrante da Academia Brasileira de Ciências (ABC), desde 2015, e comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico — título recebido em 2018. Ela também integra a Academia Nacional de Ciências (NAS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

“Quero tranquilizar os bolsistas: o pagamento das bolsas está assegurado. À comunidade acadêmico-científica, digo que ampliaremos o diálogo e manteremos uma comunicação constante. Quanto aos servidores da CAPES, lembro de ficar impressionada com a qualidade dos quadros quando fui diretora, eles devem ser valorizados”, declarou Bustamante. 

Mercedes Bustamante é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestre em Ciências Agrárias – Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutora em Geobotânica pela Universidade de Tréveris, na Alemanha. A cientista se dedica, principalmente, a pesquisas em Ecologia de Ecossistemas, sendo uma das maiores autoridades do Brasil em estudos sobre mudanças climáticas e sobre o bioma Cerrado. Também atua em temas como mudanças no uso da terra e biogeoquímica. Foi diretora de Programas e Bolsas no País em 2016 e diretora de Políticas e Programas Temáticos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, de 2010 a 2013. Em 2020, junto ao de outros 18 cientistas brasileiros, integrou a lista do portal Web of Science, contendo nomes mais citados do mundo em publicações e trabalhos científicos. 

LATTES (CLIQUE AQUI)

 Fonte: Redação CGCOM/CAPES