Você está aqui: Página Inicial > Noticias Periodo Eleitoral > Mestrado Profissional em Ensino de História da Unespar abre processo seletivo para turma de 2023

Mestrado Profissional em Ensino de História da Unespar abre processo seletivo para turma de 2023

Pesquisa

Até o dia 06 de outubro de 2022, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), para o ingresso na turma de 2023, com disponibilidade de 12 vagas (Anexo 2) na Instituição. A taxa de inscrição é de R$ 130.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO (CLIQUE AQUI)

PÁGINA OFICIAL PROFHISTÓRIA (CLIQUE AQUI)

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso candidatos/as que atendam aos seguintes pré-requisitos:

a) ser portador de diploma de curso superior de licenciatura, devidamente registrado no Ministério da Educação;
b) atuar como professor de História da rede pública em qualquer ano da Educação Básica;
c) Não havendo candidatos selecionados a que se refere o item b, as vagas remanescentes, em cada Instituição Associada, poderão ser atribuídas aos demais candidatos aprovados e atuantes como professores de História da Educação Básica em um quantitativo não superior a 20% daquele constituído pelos professores da rede pública matriculados no certame na instituição associada.

O Exame Nacional de Acesso, realizado na data estabelecida no Calendário (Anexo 1), acontecerá em duas etapas:

a) Prova Objetiva, contendo 20 (vinte) questões de múltipla escolha, valendo 0,5 (zero vírgula cinco) pontos cada, totalizando 10 (dez) pontos;

b) Prova Discursiva, contendo uma questão, valendo 10 (dez) pontos. 


CRONOGRAMA DO PROCESSO
Inscrições 30/08 a 06/10/2022
Pagamento da Taxa de Inscrição 30/08 a 07/10/2022
Aplicação da Prova de Seleção 06/11/2022

Divulgação do Gabarito

06/11/2022

Divulgação do Classificação Final

01/12/2022
Matrículas 05 a 15/12/2022


Sobre o Programa

O ProfHistória, que conduz ao título de Mestre em Ensino de História, é um curso presencial, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, e que tem como objetivo proporcionar a formação continuada, que contribua para a melhoria da qualidade do exercício da docência em História na Educação Básica. A oferta do curso acontece de forma nacional e simultânea, sendo coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do ProfHistória são denominadas Instituições Associadas e são responsáveis pela execução do curso.


Por meio da página oficial do Programa, é possível ter acesso ao Quadro de Vagas, Calendário e Conteúdo Programático. Em caso de dúdivas não contempladas pelos documentos, deve-se enviar um e-mail ao endereço eletrônico: profhistoria@unespar.edu.br.