Você está aqui: Página Inicial > Noticias20222023 > Aconteceu na última semana o EmpreendeWeek 2022 com participação ativa da Unespar

Aconteceu na última semana o EmpreendeWeek 2022 com participação ativa da Unespar

Extensão

por Milleni Bezerra Moreira publicado: 11/10/2022 16h34 última modificação: 11/10/2022 18h02

Entre os dias 05 e 07 de outubro de 2022, no Mourão Garden, foi realizada a sexta edição da EmpreendeWeek, evento realizado numa parceria entre Prefeitura Municipal de Campo Mourão e órgãos/instituições locais, com foco na promoção de ciência, inovação, negócios e empreendedorismo do centro-oeste do Paraná. A programação contou com atividades diversas, mescladas na área externa e interna do espaço, entre palco principal e secundários, entre elas, maratona de programação Nasa Space Apps organizada pela agência espacial norte-americana; palestra com o filmmaker graduando em Física pela UFSC, Pedro Loos – que atualmente coordena o canal “Ciência todo dia”, na plataforma Youtube; palestra sobre empreendedorismo, com o medalhista olímpico Gustavo Borges; Fórum Empresarial, Hackatons e Talk-shows.

Nesse sentido, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão esteve representada pelos cursos de Administração, Engenharia de Produção Agroindustrial (EPA), Geografia e Turismo, que apresentaram os respectivos projetos: Hotel Tecnológico (HT); Cinespar; Laboratório de Pesquisa Geoambiental (LAPEGE); Empresa Otimiza Junior; Empreende no Turismo e a Plataforma Guia Turístico de Campo Mourão. Este último, teve seu lançamento exclusivo no evento, no palco Sebrae, por meio de um talk-show com a Prof. Dra. Carla Caroline Holm. O projeto visa a apresentação de pontos turísticos de Campo Mourão, com proposta de vinculação das informações municipais à plataforma, que oportunizará o acesso aos principais dados como preços, horários de atendimento, localidade, avaliações etc., do espaço/local desejado para visitação.

Juntamente ao lançamento da Plataforma, o curso de Turismo também promoveu a exibição de outros projetos, por meio de estande, na área externa e interna do evento, entre eles o projeto Empreende no Turismo, com atividades voltadas à produção de cerimoniais, à orientação do comportamento de um (a) mestre de cerimônias/cerimonialista; e à atuação profissional na área de hotelaria – com demonstração de agenciamento de viagens, exemplificação de mesa posta, e arrumação de dependências destinadas às/aos turistas – em parceria com o Hotel Santa Maria de Campo Mourão. O curso ainda promoveu uma oficina de drinks não alcoólicos, em parceria com a empresa Happy Sukkot. A coordenadora do curso, Profa. Dra. Raquel Lage Tuma considera que “com a apresentação dessas atividades, podemos vincular empreendedorismo, inovação e comportamento ambiental, coisas que são trabalhadas por intermédio de nosso curso”.

Já o curso de Administração, a partir de estante interno, promoveu a exibição de projetos congregados como o Hotel Tecnológico (HT), Cinespar, e Empresa Otimiza Junior – em parceria com o curso de EPA –, além da participação em talk-shows, no palco Sebrae, com os docentes convidados, Prof. Dr. Rogério Tonet e Profa. Dra. Eloisa Paula de Oliveira, com as temáticas “Geopolítica da Inovação: Um Panorama” e “Inovação no Cinema”. Para o coordenador do curso, Prof. Dr. Marco Junior Fe. de Jesus, “a realização deste evento é fantástica, principalmente quando se fala em inovação; tudo muito bem organizado pela Prefeitura, juntamente com órgãos e parceiros envolvidos, o que possibilita, principalmente aos jovens de escolas públicas, a participação em um evento voltado à tecnologia. Importante também agradecer pelo espaço concedido ao HT nesta edição, que talvez seja a maior de todas realizadas até aqui. Muito em breve, com o apoio da Direção Geral, desenvolveremos um centro tecnológico para o Campus de Campo Mourão”.

Nesse caminho, o curso de Geografia, por meio de estande externo, promoveu a exibição do projeto “Recuperação de nascentes através do Método Solo-Cimento”, vinculado ao Laboratório de Pesquisa Geoambiental (LAPEGE), que visa a recuperação de nascentes, com a proposta de tornar a água mais potável e saudável, pois impede o contato com matéria orgânica, por meio de um método de baixo custo, maior eficiência e duração, e fácil manuseio para o produtor rural. O trabalho é de autoria do Prof. Dr. Jefferson Crispim. O docente ressalta que “todo o projeto está voltado para o saneamento rural, entretanto, apenas um deles foi escolhido para ser exibido no evento, voltando-se ao saneamento de água e proteção de nascentes com solo-cimento” – que vem sendo realizado desde 2008, com mais de 350 nascentes protegidas ao longo do trabalho, e estação de tratamento de esgoto aproximadamente 40. O professor ainda destaca que, no momento de realização do evento, uma agricultora que recebeu o tratamento de água há aproximadamente 2 anos, o reencontrou e afirmou que as ações realizadas por meio do projeto melhoraram muito sua vida.

Para o Excelentíssimo Prefeito de Campo Mourão, Sr. Tauillo Tezelli, “o EmpreendeWeek 2022 foi um sucesso, isso se deve à união que existe em nossa cidade, todos buscando através da inovação o desenvolvimento do município. A Unespar tem sido uma boa parceira de Campo Mourão e da região, contribuindo também com programas de desenvolvimento regional”.

O Secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Sr. Eduardo Akira Azuma considera que “essa foi a melhor e maior das edições, e acompanhando todo o movimento, também foi a melhor participação da Unespar. Além da participação fantástica do Hotel Tecnológico, também incluímos como destaques os colegiados de Geografia e de Turismo. Este último, fez uma grande participação no evento, aproveitando espaços e as conexões do EW”.

Importante destacar que esta não é a primeira vez que a Instituição participa do evento, desde 2019, a Unespar está envolvida nesse ecossistema de inovação. Para as próximas edições, o Diretor Geral de Campus, Prof. Dr. João Marcos Borges Avelar reforça que a parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Mourão, bem como a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (SEIDEC), será fortalecida, uma vez que "pretendemos cada vez mais participar ativamente, por intermédio de inúmeros projetos desenvolvidos pela Instituição". Para além disso “este é o espaço para o fortalecimento da ciência, inovação e do empreendedorismo em nossa região, com apoio dos próprios órgãos e instituições locais”.

 

 

Texto: Milleni Bezerra Moreira - Assessoria de Comunicação, campus de Campo Mourão (comunicacao.campomourao@unespar.edu.br - (44) 3518-1801).