Você está aqui: Página Inicial > Noticias20222023 > 50 anos do Campus de Campo Mourão: concerto da Big Belas Band encerra as atividades comemorativas

50 anos do Campus de Campo Mourão: concerto da Big Belas Band encerra as atividades comemorativas

por Milleni Bezerra Moreira publicado: 14/11/2022 19h27 última modificação: 18/11/2022 16h06

Na última quinta-feira, 10 de novembro de 2022, no Teatro Municipal, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão realizou o encerramento das atividades comemorativas aos 50 anos de existência do Campus. A atividade aconteceu numa parceria entre Unespar e Fundação Cultural, vinculada à Secretaria Especial de Cultura da Prefeitura Municipal. O ciclo de eventos, que teve início em maio de 2022 com o lançamento da obra “Movimentos”, da artista plástica Dani Queiroz, no Hall do Anfiteatro, compreendeu espetáculos e apresentações musicais no Palco Livre, bem como palestras diversas nos variados espaços da Instituição.

A cerimônia contou com representações na composição da mesa: representando a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Estado do Paraná, Assessor Técnico da coordenadoria de Ensino Superior, Dr. Mário Cândido de Athayde Júnior; Magnifica reitora da Universidade Estadual do Paraná, Dra. Salete Machado Sirino; Diretor Geral do campus de Campo Mourão, Dr. João Marcos Borges Avelar; Vice-Diretora do campus de Campo Mourão, Me. Céres Ribas; Diretor Geral do campus Curitiba I - Embap, Dr. Marco Aurélio Koentopp; Coordenador da Comissão Organizadora dos 50 anos do Campus de Campo Mourão, Me. Sérgio Luiz Maybuk; ex-Diretora da Fecilcam, Dra. Sinclair Pozza Casemiro.

Também participaram do evento ex-diretores e professores aposentados, diretores do Centros de Área, coordenadores de cursos, docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação, e agentes universitários do Campus. Além dessas, representações do CODECAM, Fundação Cultural, SESC, AME, Fundação Educere, Colégio Vila Militar Unicampo, SEIDEC, Conselho Municipal da Mulher e IEAD-Goioerê. Na ocasião, também foi realizada a leitura de cartas abertas enviadas pelos deputados federais Ênio Verri, Rubens Bueno e Zeca Dirceu, justificando a ausência ao passo que cumprimentaram os representantes da atual gestão, a comunidade acadêmica e externa, bem como celebraram a trajetória da Instituição.

No decorrer da solenidade, o Dr. Mário Cândido de Athayde Júnior também parabenizou a atuação do Campus de Campo Mourão, destacando a importância da Fecilcam no processo de transição para Unespar, além de discorrer brevemente sobre sua passagem pelo Campus quando atuou como docente no colegiado de Letras, e Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Unespar (2013-2016). Nesse caminho, a Magnifica reitora, Dra. Salete Machado Sirino também parabenizou o Campus pela organização do evento, além de todo trabalho desempenhado até aqui. O Diretor Geral, Dr. João Marcos Borges Avelar seguiu relembrando a jornada da Instituição, de Fundescam à Facilcam, até que a mesma conquistasse a estadualização, tornando-se Fecilcam e, por fim, em 2013, Unespar.

A Vice-Diretora Geral ainda promoveu uma fala rememorando os ex-diretores e datas de gestão respectivamente. Na oportunidade, também fez os agradecimentos aos membros da comissão organizadora dos eventos alusivos aos 50 anos, a qual também integra, pelo empenho e dedicação no desenvolvimento das atividades: Me. Sergio Luiz Maybuk, Chefe da Divisão de Extensão e Cultura (DEC); Dra. Analeia Domingues, Chefe da Divisão de Assuntos Estudantis (DIVAS); Vice-Diretora e Chefe da Divisão de Graduação (DGRAD), Me. Ceres América Ribas; Esp. Maria Dolores Barrionuevo Alves, docente do curso de Administração; Angelo Ricardo Marcotti, Chefe da Divisão de Administração e Finanças (DAF); Esp. Adriana Wandermurem Correa, Secretária do Proprama de Pós-Graduação em História Pública (PRPPG) e ProfHistória da Unespar; Discente Milleni Bezerra Moreira, Assessora de Comunicação da Unespar, campus de Campo Mourão.

Em nome dos ex-diretores de Campus, a Dra. Sinclair Pozza Casemiro, que foi Diretora e Vice-Diretora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) e atualmente ocupa a cadeira de número 14 da Academia Morãouense de Letras (AML), também fez um discurso embargado pelas lágrimas, relembrando a trajetória da Fundação até a conquista da estadualização, além de conquistas e adversidades no caminho como o processo de implementação dos cursos de mestrado na Instituição. Encerrou a fala frisando o papel crucial que desempenha a universidade na produção de conhecimento teórico-científico, fazendo menção a nomes como Nicolau Copérnico (1473-1543) e Giordano Bruno (1548-1600).

Para marcar o encerramento da solenidade, aconteceu o concerto musical da Big Belas Band, da Unespar, campus de Curitiba I - Embap (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), formada por alunos e ex-alunos de seus diversos cursos. Acadêmicos de dos cursos de Graduação em Música (Bacharelado em Instrumento, Licenciatura em Música, Composição & Regência);de Pós-Graduação em Música – Especialização, e de Extensão (Formação Musical II e III)O repertório da banda concentra-se em músicas brasileiras (bossa-nova, sambas e outros), músicas internacionais (jazz e blues) e vem também fomentando a composição dos alunos e professores da instituição. A Big Belas Band segue a formação tradicional composta por: quatro trompetes, quarto trombones, cinco saxofones (sendo: dois altos, dois tenores e um barítono), piano, guitarra, baixo e bateria.

O grupo vem participando dos diversos movimentos culturais da cidade de Curitiba e do Estado do Paraná realizando concerto nos principais eventos Municipais e Estaduais como por exemplo: Oficina de Música de Curitiba (2012); Festival de Música de Cascavel (2013 e 2014); Festival Internacional de Música de Francisco Beltrão (2014); Concerto em Homenagem ao Museu Paranaense; Concerto no Museu Oscar Niemeyer; Concerto no Teatro Guaria em benefício dos Servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba; Corrente cultural de Curitiba; Concerto para os associados do Rotary Club de Curitiba; Concerto em Campo Mourão na Universidade Estadual do Paraná Unespar – campus IV; Concerto na Escola Estadual João Paulo I em Curitiba; Concerto na Associação Comercial do Paraná, etc. Em março de 2017 o grupo realizou seu primeiro registro em CD intitulado “Big Belas por ela mesma” e em 2020 gravou seu segundo álbum: Big Belas por ela mesma 2”.

 

A História do Campus de Campo Mourão

 

Em 24 de agosto de 1972, e a Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão (Fundescam) é criada, por meio da Lei Municipal n. 26/72. Seis anos depois, em 24 de abril de 1978, torna-se a Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (Facilcam). Passado o período de nove anos, permeado por lutas coletivas, em 15 de janeiro de 1987, por intermédio da Lei Estadual n. 8.465, a estadualização é alcançada, e passa-se à Fecilcam. Já em 2013, passados vinte e seis anos, na data de 12 de junho, o Campus de Campo Mourão se estabelece como um dos sete campi ligados à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), dando início a uma trajetória rumo a novos universos.

Passam-se cinquenta anos desde os primeiros suspiros de uma Fundação, e o engatinhar de uma Faculdade, para o caminhar da Universidade. Sob essas estruturas, o conhecimento, em suas diversas áreas, tem se misturado ao cotidiano de cada um e de cada uma. Contudo, paredes sozinhas não contam histórias, elas são contadas por pessoas. No ano em que o Campus de Campo Mourão celebra suas Bodas de Ouro, cumprimentamos aqueles(as) que têm contribuído para o fortalecimento da história da Instituição, ao passo que saudamos a memória dos(as) que já se foram.

Atualmente, conta-se com dez cursos de graduação, entre eles, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção Agroindustrial, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Turismo. Em relação à pós-graduação stricto sensu, a unidade oferece 5 cursos de mestrado, entre eles, Mestrado Acadêmico Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), Mestrado em História Pública (PPHGP), Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), Mestrado Acadêmico em Educação Matemática (PRPGEM), Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). Já em relação à pós-graduação lato sensu, a Instituição conta com uma especialização em Aprendizagem e Desenvolvimento nos anos iniciais da Educação Básica, além do MBA em Melhorias e Otimização da Produção e Operações.

No que diz respeito às atividades ligadas à cultura e extensão, o Campus de Campo Mourão conta com aproximadamente 48 projetos/programas de extensão em andamento, nas diversas áreas do conhecimento,  Entre eles, podem ser citados o Hotel Tecnológico (HT), Cinespar, Cine-Educação, Palco Livre, Curso de Matemática Básica, Educação Ambiental, Festival Universitário de Música, entre outros. Ao todo, são 102 projetos de pesquisa vigentes, coordenados por professores mestres ou doutores, e 17 grupos de pesquisa – registrados e atualizados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),os quais podem ser citados: o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura, o Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática etc.

Dessa maneira, a Unespar, campus de Campo Mourão orgulha-se em constatar que, desde 1972, promove ensino, pesquisa e extensão, gratuita e de qualidade à população, tanto local quanto regional.




Por: Milleni Bezerra Moreira - Assessoria de Comunicação (comunicacao.campomourao@unespar.edu.br)