Projetos de Iniciação Científica
O que é PIC/PIBIC? Programa de Iniciação Científica da Unespar. Constitui-se em um conjunto de ações destinadas a propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, de inovação tecnológica e artístico-culturais, em nível de Iniciação Científica. O PIC é dividido entre PIBIC – com bolsa – e PIC-Voluntário – sem bolsa.
Quem pode participar do PIC/PIBIC?
Estudantes de todos os cursos de graduação da Unespar.
Quais os objetivos do PIC/PIBIC?
- Incentivar a participação de estudantes dos cursos de Graduação e da Educação Básica em projetos de pesquisa de Iniciação Científica -IC;
- Desenvolver em estudantes de Ensino Superior e da Educação Básica o pensamento e a prática científica, de inovação tecnológica, artística e cultural, com a orientação de pesquisadores qualificados;
- Incentivar maior articulação entre pesquisadores qualificados e estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais;
- Contribuir para ampla formação de pesquisadores;
- Contribuir para a redução do tempo médio de permanência dos estudantes na Pós-Graduação;
- Possibilitar interação entre Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação;
- Qualificar estudantes para os Programas de Pós-Graduação;
- Promover a disseminação e divulgação dos resultados da pesquisa desenvolvida.
Mais informações em: <http://prppg.unespar.edu.br/iniciacao-cientifica/perguntas-frequentes>.
TÍTULO | ORIENTADOR | ORIENTANDO |
---|---|---|
Produção textual escrita no ensino fundamental I: reflexões acerca da revisão pelo estudante | Adriana Beloti | Catarina Margarido Irikura |
Práticas de escrita em diversas disciplinas na educação básica | Adriana Beloti | Cleber da Silva Luz |
O Role-Playing Game como ferramenta de produção textual no ensino médio | Adriana Beloti | Gabriela Maria Cecchin |
Responsividade em Provas de Redação do Concurso Vestibular da Unespar | Adriana Beloti | Isabela Pontes Mariano |
Processo De Produção Textual Escrita: Dos Pressupostos Teórico-Metodológicos Às Práticas No Ensino Médio | Adriana Beloti | Estudante de Ensino Médio (a ser definido) |
Análise Linguística Dialógica: a fábula em proposta analítica e prática no ensino fundamental | Adriana Delmira Mendes Polato | Gabriela Cândido |
Análise Linguística Dialógica: a compreensão do discurso mobilizado em artigo de opinião e proposta prática de ensino e aprendizagem | Adriana Delmira Mendes Polato | Keila Guardevir |
Análise Linguística Dialógica: a compreensão do discurso mobilizado em notícia em proposta prática | Adriana Delmira Mendes Polato | Samara Bonfim |
Instruções ao sósia: um procedimento para a antecipação da compreensão do agir docente na formação inicial do professor de Língua Inglesa | Maria Izabel Rodrigues Tognato | Natasha Tanabe Santini de Oliveira |
O Trabalho do professor de Língua Inglesa: Os Saberes Necessários à formação docente e a produção de atividades didáticas | Maria Izabel Rodrigues Tognato | Silvia Marangoni Pinto |
A capacidade argumentativa e crítico-reflexiva na formação inicial do professor de Língua Inglesa | Maria Izabel Rodrigues Tognato | Thais Martins do Nascimento |
Ernest Hemingway: homem, autor e suicídio | Willian André | Henrique Colasante Lopes de Souza |
O suicídio na literatura brasileira do século 21 | Willian André | Vitor Hugo da Silva |
Um Voo, um Jogo e uma vida invisível: três figurações da prostituta no romance feminino brasileiro contemporâneo | Wilma dos Santos Coqueiro | Mateus Savaris Panizzon |
A “Zona Selvagem” da escrita feminina: violência, descentramento e suicídio no romance O peso do pássaro morto, de Aline Bei | Wilma dos Santos Coqueiro | Natacha dos Santos Esteves |
Abandono, depressão e busca de identidade: o mal-estar na civilização no romance de Mayra Dias Gomes | Wilma dos Santos Coqueiro | Patricia de Menezes |
“Para assim versejar o âmago das coisas”: corporeidade expressiva na obra poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo | Wilma dos Santos Coqueiro | Pedro Henrique Braz |