Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Letras > Informações > Projetos de Iniciação Científica

Projetos de Iniciação Científica

O que é PIC/PIBIC? Programa de Iniciação Científica da Unespar. Constitui-se em um conjunto de ações destinadas a propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, de inovação tecnológica e artístico-culturais, em nível de Iniciação Científica. O PIC é dividido entre PIBIC – com bolsa – e PIC-Voluntário – sem bolsa.

Quem pode participar do PIC/PIBIC?
Estudantes de todos os cursos de graduação da Unespar.

Quais os objetivos do PIC/PIBIC?

  1. Incentivar a participação de estudantes dos cursos de Graduação e da Educação Básica em projetos de pesquisa de Iniciação Científica -IC;
  2. Desenvolver em estudantes de Ensino Superior e da Educação Básica o pensamento e a prática científica, de inovação tecnológica, artística e cultural, com a orientação de pesquisadores qualificados;
  3. Incentivar maior articulação entre pesquisadores qualificados e estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais;
  4. Contribuir para ampla formação de pesquisadores;
  5. Contribuir para a redução do tempo médio de permanência dos estudantes na Pós-Graduação;
  6. Possibilitar interação entre Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação;
  7. Qualificar estudantes para os Programas de Pós-Graduação;
  8. Promover a disseminação e divulgação dos resultados da pesquisa desenvolvida.

Mais informações em: <http://prppg.unespar.edu.br/iniciacao-cientifica/perguntas-frequentes>.

TÍTULO

ORIENTADOR

ORIENTANDO

Produção textual escrita no ensino fundamental I: reflexões acerca da revisão pelo estudante

Adriana Beloti

Catarina Margarido Irikura

Práticas de escrita em diversas disciplinas na educação básica

Adriana Beloti

Cleber da Silva Luz

O Role-Playing Game como ferramenta de produção textual no ensino médio

Adriana Beloti

Gabriela Maria Cecchin

Responsividade em Provas de Redação do Concurso Vestibular da Unespar

Adriana Beloti

Isabela Pontes Mariano

Processo De Produção Textual Escrita: Dos Pressupostos Teórico-Metodológicos Às Práticas No Ensino Médio

Adriana Beloti

Estudante de Ensino Médio (a ser definido)

Análise Linguística Dialógica: a fábula em proposta analítica e prática no ensino fundamental

Adriana Delmira Mendes Polato

Gabriela Cândido

Análise Linguística Dialógica: a compreensão do discurso mobilizado em artigo de opinião e proposta prática de ensino e aprendizagem

Adriana Delmira Mendes Polato

Keila Guardevir

Análise Linguística Dialógica: a compreensão do discurso mobilizado em notícia em proposta prática

Adriana Delmira Mendes Polato

Samara Bonfim

Instruções ao sósia: um procedimento para a antecipação da compreensão do agir docente na formação inicial do professor de Língua Inglesa

Maria Izabel Rodrigues Tognato

Natasha Tanabe Santini de Oliveira

O Trabalho do professor de Língua Inglesa: Os Saberes Necessários à formação docente e a produção de atividades didáticas

Maria Izabel Rodrigues Tognato

Silvia Marangoni Pinto

A capacidade argumentativa e crítico-reflexiva na formação inicial do professor de Língua Inglesa

Maria Izabel Rodrigues Tognato

Thais Martins do Nascimento

Ernest Hemingway: homem, autor e suicídio

Willian André

Henrique Colasante Lopes de Souza

O suicídio na literatura brasileira do século 21

Willian André

Vitor Hugo da Silva

Um Voo, um Jogo e uma vida invisível: três figurações da prostituta no romance feminino brasileiro contemporâneo

Wilma dos Santos Coqueiro

Mateus Savaris Panizzon

A “Zona Selvagem” da escrita feminina: violência, descentramento e suicídio no romance O peso do pássaro morto, de Aline Bei

Wilma dos Santos Coqueiro

Natacha dos Santos Esteves

Abandono, depressão e busca de identidade: o mal-estar na civilização no romance de Mayra Dias Gomes

Wilma dos Santos Coqueiro

Patricia de Menezes

“Para assim versejar o âmago das coisas”: corporeidade expressiva na obra poemas da recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo

Wilma dos Santos Coqueiro

Pedro Henrique Braz