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TÍTULOArgument(ação) em textos escolares
COORDENADORJacqueline Costa Sanches Vignoli
PARTICIPANTESProfessores de Línguas da Educação Básica da rede estadual/municipal de ensino de Campo Mourão, bem como aos acadêmicos do curso de Letras e integrantes do grupo de pesquisa LIDERE – Linguagem, desenvolvimento, educação e suas relações/ CNPQ.
RESUMOO projeto Argument(ação) em textos escolares tem por objetivo fomentar, a partir da compreensão dos aspectos utilizados para a construção da argumentatividade, a produção de atividades com foco em diferentes gêneros da ordem do argumentar. Espera-se que, ao final do ciclo de estudos, todos os envolvidos atualizem sua capacidade de análise e de compreensão das estratégias argumentativas em textos escolares, propiciando aos integrantes o desenvolvimento de pesquisas científicas na área, além da análise e da produção de atividades didáticas para o efetivo ensino desses mecanismos persuasivos.
CRONOGRAMAMarço/2019 Tipo de argumentos: os quase lógicos Abril/2019 Tipo de argumentos: os que se fundamentam na estrutura do real Maio/2019 Tipo de argumentos: os que fundam a estrutura do real Junho/2019 Outras técnicas argumentativas: argumentos que apelam para o páthos, o recurso ao éthos do enunciador Julho/2019 Modelo Didático de Gêneros da ordem do argumentar: artigos de opinião Agosto/2019 Modelo Didático de Gêneros da ordem do argumentar: dissertação escolar Setembro/2019 Modelo Didático de Gêneros da ordem do argumentar: cartas do leitor e editorial Outubro/2019 Modelo Didático de Gênero e Sequências Didáticas: produção de atividades pedagógicas Novembro/2019 Modelo Didático de Gênero e Sequências Didáticas: produção de atividades pedagógicas Dezembro/2019 Apresentação dialogada dos materiais produzidos e avaliação do ciclo de estudos


TÍTULOSegundo Ciclo do Grupo de Estudos: Pensamento Crítico e Educação na América Latina
COORDENADORAlessandra Augusta Pereira da Silva
PARTICIPANTESProfessores, estudantes, participantes de movimentos sociais em geral
RESUMOO projeto “ Segundo Ciclo do Grupo de Estudos: Pensamento Crítico e Educação na América Latina” tem como objetivo fomentar o estudo de obras de autores que discutem temas econômicos, sociais, educacionais, culturais e políticos da América Latina, a partir da perspectiva marxista de compreensão da realidade. Com as leituras e discussões busca-se entender a realidade latino-americana com suas especificidades na dinâmica do capitalismo mundial, concentrando-se na relação de dependência econômica e cultural entre países desenvolvidos (do centro capitalista) e países subdesenvolvidos (da periferia capitalista), contribuindo academicamente e socialmente para a compreensão científica desta realidade em relação às políticas educacionais efetivadas para esse contexto. O projeto tem como atividade nuclear um estudo realizado semanalmente, com possibilidade de implantação de outras ações, considerando a formação acadêmica e humana no campo temático supracitado.
CRONOGRAMAMarço/Abril/Maio/Junho/2019 Apresentação da metodologia de estudo e objetivo do projeto aos participantes. Estudos sobre Subdesenvolvimento e Revolução (MARINI, 2013) Julho/2019 Seminário/palestra de Estudos da América Latina e Educação Agosto/Setembro/2019 Estudos sobre Novas políticas educacionais baseados em Saviani (2008) Setembro/Outubro/Novembro2019 Estudo sobre a Política educacional brasileira: a reforma dos anos 90 e suas implicações (DAMBROS, 2014) Dezembro/2019 Palestra/Seminário Final do grupo de estudos


TÍTULOII Diálogos sobre a práxis escolar: o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e de Literatura
COORDENADORWilma dos Santos Coqueiro
PARTICIPANTESAcadêmicos/as do curso de Letras e professores/as da Educação Básica
RESUMOEste projeto de Curso de Extensão II Diálogos sobre a práxis escolar: o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura objetiva proporcionar aos seus participantes a ampliação do conhecimento acerca de conceitos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura, especificamente, voltados à prática de leitura, escrita, análise linguística e literatura, em suas relações entre aspectos teóricos, metodológicos e práticos. A organização das ações possibilita o diálogo entre o Ensino Superior e a Educação Básica, articulando reflexões de professores em formação inicial e continuada, contribuindo com discussões que busquem pensar, por exemplo, práticas pedagógicas que possam contribuir com a qualidade da educação na rede básica.
CRONOGRAMA1º Encontro – 03/04/2019 A ideia da poesia. Poética. Imaginário. (Des)Leituras Sandro Adriano da Silva 2º Encontro – 17/ 04/2019 De poesias e missivas dispersas: escrivivências de Júlia da Costa Sandro Adriano da Silva Cleber da Silva Luz Jeniffer Thalia do Prado da Costa Thalany Lupo de Camargo 3º Encontro – 08/ 05/2019 A Redação no Concurso Vestibular: estudos de provas e redações do Concurso Vestibular da Unespar Adriana Beloti Cleber da Silva Luz 4º Encontro – 22/05/2019 Aporte teórico-metodológico e prático de escrita Adriana Beloti Cleber da Silva Luz Catarina Margarido Irikura 5º Encontro – 05/06/2019 As bases epistemológicas dialógicas da análise linguística Adriana Delmira Mendes Polato 6º Encontro –19/ 06/2019 Análise Linguística em perspectiva dialógica Adriana Delmira Mendes Polato 7º Encontro -03/ 07/2019 Práticas Dialógicas de Análise Linguística em Contos Adriana Delmira Mendes Polato 8º Encontro 07/08/2019 Práticas Dialógicas de Análise Linguística em Notícias e Reportagens Adriana Delmira Mendes Polato 9º Encontro – 21/08/2019 O discurso citado em produções do Ensino Fundamental e Médio Giordana Ticianel 10º Encontro – 04/09/2019 Argumentação em textos escolares Jacqueline Costa Sanches Vignoli Samara Aparecida Bomfim Gabriela Cândido Moreira 11º Encontro – 18/09/2019 Prática Discursiva em sala de aula: do verbal ao não verbal Elizabeth Labes 12º Encontro – 02/10/2019 Diálogos intertextuais, intersemióticos e interdisciplinares nas aulas de Literatura: Estudos temáticos de contos clássicos e contemporâneos I Wilma dos Santos Coqueiro Jeniffer Thalia do Prado da Costa Mateus Savaris Panizzon 13º Encontro – 16/10/2019 Diálogos intertextuais, intersemióticos e interdisciplinares nas aulas de Literatura: Estudos temáticos de contos clássicos e contemporâneos II Wilma dos Santos Coqueiro Henrique Colasante Lopes de Souza Natacha dos Santos Esteves 14º Encontro –06/ 11/2019 Os Estudos Culturais e a inserção das Literaturas de Minorias na sala de aula Mirian Cardoso da Silva


TÍTULO6º Seminário de Teoria, Crítica e Leitura de Obras Literárias: estudos sobre a Literatura Francesa
COORDENADORWillian André
PARTICIPANTESProfessores, acadêmicos e egressos do curso de Letras; professores convidados de outras instituições
RESUMOO projeto de extensão 6º Seminário de Teoria, Crítica e Leitura de Obras Literárias: estudos sobre a Literatura Francesa dá continuidade aos ciclos de debates sobre literatura que o Grupo de Pesquisa Diálogos Literários, vinculado ao Colegiado de Letras da UNESPAR/Campo Mourão, tem promovido anualmente, com o objetivo de oferecer a seus participantes ampliação do horizonte de leituras e aprofundamento do arcabouço teórico-crítico. O conjunto de debates que compõem a estrutura do projeto, a serem realizados aos sábados, visa a oferecer subsídios e reflexões tanto para a experiência docente quanto para o desenvolvimento de pesquisas na esfera acadêmica. Mantendo a prática de realizar recortes temáticos, a presente edição propõe aprofundamentos específicos sobre os estudos da literatura francesa, traçando um percurso que vai desde autores clássicos, como Antoine François Prévost, Victor Hugo, Alexandre Dumas Filho, Honoré de Balzac, Émile Zola e Gustave Flaubert até as manifestações modernistas e contemporâneas, como Drieu La Rochelle, Albert Camus, Simone de Beauvoir e Jonathan Littell.
CRONOGRAMA1º encontro – 16/03 “Les femmes fatales” na Literatura Francesa: uma leitura de Manon Lescaut (Prévost, 1731) e A dama das camélias (Alexandre Dumas Filho, 1848) Wilma dos Santos Coqueiro 2º encontro – 13/04 A literatura social de Victor Hugo: uma leitura de Os miseráveis Natacha dos Santos Esteves 3º encontro – 25/05 Uma leitura de Ilusões perdidas (1837), de Honoré de Balzac Wagner Belinato 4º encontro – 29/06 Narrativas do adultério feminino: uma leitura de Madame Bovary (Gustave Flaubert, 1857) e Thérèse Raquin (Émile Zola, 1867) Mirian Cardoso da Silva Gabriela Lasta André Eduardo Tardivo Ana Maria Soares Zukoski 5º encontro – 03/08 Sobre fogos fátuos e Agências Gerais de Utilidade Pública: Jacques Rigaut e Drieu La Rochelle, literaturicidas Willian André 6º encontro – 31/08 Surrealismo: uma erótica da palavra Gabriel Pinezi 7º encontro – 19/10 A ficção existencialista no século XX: uma leitura de O estrangeiro (Albert Camus, 1942) e A mulher desiludida (Simone de Beauvoir, 1968) Henrique Colasante Lopes de Souza Jeniffer Thalia do Prado da Costa Mateus Savaris Panizzon 8º encontro – 23/11 O testemunho do carrasco em As Benevolentes, de Jonathan Littell Lara Luiza Oliveira Amaral


TÍTULOLittératuricides: 1º Seminário Nacional de Estudos sobre o Autoaniquilamento na Literatura
COORDENADORWillian André
PARTICIPANTESProfessores convidados de diversas universidades
RESUMO“Littératuricide”, ou literaturicida, o neologismo emprestado ao título deste evento, é comumente atribuído ao poeta francês Arthur Rimbaud. Tomamos as duas palavras nele conjugadas, literatura e suicídio, como ponto de partida para propor uma atividade que nos permita observar de que forma a matéria literária se presta a uma reflexão sobre o autoaniquilamento. Nesse sentido, procuramos reunir um grupo de pesquisadores, de diversas universidades, que ministrarão palestras sobre o tema, apostando na pluralidade de perspectivas e metodologias, bem como no diálogo interdisciplinar. Para além do propósito de estabelecer parcerias com outras IES – o que propicia maior visibilidade à UNESPAR em nível nacional, e permite o contato de nossos alunos com docentes e pesquisadores de outras instituições, ampliando seu horizonte de perspectivas –, o fulcro central deste projeto nasce de uma urgência: a de se falar mais sobre o suicídio. Falar de forma consciente, com fundamento, para tentar amenizar equívocos, preconceitos, e o imperativo do lugar-comum.
CRONOGRAMA1º encontro – 08/04 A ética do suicídio e o tormento do deixado Alamir Aquino Correa 2º encontro – 29/04 Depressão e suicídio na literatura brasileira contemporânea Rodolfo Rorato Londero 3º encontro – 10/06 Os limites borrados da ficção em Sylvia Plath: vida e arte do autoaniquilamento Lara Luiza Oliveira Amaral 4º encontro – 05/08 Mosaico suicidológico: a morte voluntária como uma das principais chaves de leitura para a literatura moderna Willian André 5º encontro – 19/08 O amor e o suicídio na literatura Gabriel Pinezi 6º encontro – 23/09 Literatura como suicídio, suicídio como literatura Gustavo Ramos de Souza 7º encontro – 07/10 O suicídio como ato poético: o drama e a tragédia nascidos da morte Ricardo Augusto de Lima 8º encontro – 21/10 Elementos para uma teoria da dicção suicida na poesia e no romance