Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar marca presença na Visita Técnica à Santa Rita do Sapucaí e Itajubá (MG)

Unespar marca presença na Visita Técnica à Santa Rita do Sapucaí e Itajubá (MG)

Extensão

publicado: 21/06/2022 10h38 última modificação: 21/06/2022 11h04

Entre os dias 06 e 10 de junho de 2022, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, marcou presença na visita técnica intitulada “Ecossistemas de Inovação”, com destino às cidades de Santa Rita do Sapucaí e Itajubá, no estado de Minas Gerais (MG). O trajeto de viagem aconteceu dentro do período de 15 horas, via ônibus. Na ocasião, esteve representando a instituição o Chefe da Divisão de Extensão e Cultura (DEC) do campus, Prof. Me. Sérgio Luiz Maybuk.

A visita foi programada pelo SEBRAE do Paraná, sob a liderança de Sandro Nasser Santi e contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDEI) – vinculado à Prefeitura do Município de Campo Mourão (PR) –, Sr. Eduardo Akira Azuma, e outros participantes das regiões de Umuarama, Campo Mourão e Maringá. De acordo com o cronograma, no dia 08, aconteceu a visita em Santa Rita do Sapucaí englobando os seguintes locais: PROINTEC, SIDVEL, ETE e INATEL. No dia 09, em Itajubá, os locais foram: Museu da UNIFEI, Inovai - Incubadora de Startups, Centro de Empreendedorismo/Makerspace (CEU), Uairrior Equipe de Robótica; FEPI Lab; Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (FACESM); startup High Voltage Equipments (HVEX); Santuário e Parque Municipal de Itajubá.

Como resultado das avaliações realizadas em comitiva, por meio de parceria entre o Prof. Sérgio Luiz Maybuk e o Secretário Eduardo Akira Azuma, foi publicado um artigo de opinião com uma narrativa que entrelaça impressões pessoais acerca dos locais visitados à fatos históricos. Os autores ainda elencam cinco (5) lições a serem aprendidas como produto dessas percepções. O texto pode ser acessado no link abaixo:

Pequenas gigantes – 5 Lições da visita técnica à Santa Rita do Sapucaí e Itajubá – MG (CLIQUE AQUI)

De acordo com o Professor, “a viagem foi de grande aprendizado e serviu para reflexão do estágio em  que está  cada cidade dos participantes.  Se o grupo continuar trocando experiências, todos e todas vão crescer”. 

Segundo o Secretário, “a visita trouxe importantes aprendizados como o de estimular a criação de um ecossistema de empreendedorismo e inovação, dentro de uma pequena cidade capaz de empregar quase 35% da população em empresas ligadas à tecnologia. Ponto de maior atenção é o poder de criação de empresas dentro da própria cidade, algo impulsionado principalmente pelas instituições de ensino”.

O Diretor Geral do campus de Campo Mourão, Prof. Dr. João Marcos Borges Avelar, ainda salienta a importância do debate sobre os ecossistemas de inovação para auxiliar no desenvolvimento local e regional.