Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Protocolo de Biossegurança regulamenta o retorno das aulas presenciais da Unespar

publicado: 07/01/2022 11h28 última modificação: 11/01/2022 10h33

No mês de dezembro de 2021, o Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) aprovou o Protocolo de Biossegurança para o retorno das atividades acadêmicas presenciais em 2022, durante a pandemia de Covid-19. No documento, fica estabelecido que os/as estudantes deverão manter distanciamento de 1 metro dentro das salas de aula e laboratórios, usar máscaras e álcool em gel.

Dentre as orientações prestadas à comunidade acadêmica, está o Cadastramento do comprovante de vacinação com o ciclo de imunização completo, ou a justificativa médica para não ter sido vacinado, no SIGES. Devem ser seguidas as seguintes etapas:

• Estudantes:

1)      Acesse o SIGES;

2)      Escolha a opção "Solicitação de serviço";

3)      Clique em "Abrir nova solicitação";

4)      Por fim, "Apresentação do comprovante de vacinação - COVID 19 (Estudantes)".

• Docentes e Agentes:

1)      Acesse o SIGES;

2)      Escolha a opção "Protocolo";

3)      Clique em "Gerenciar solicitações de serviço";

4)      Por fim, "Abrir nova solicitação" Depois, escolher a opção: "Apresentação do comprovante de vacinação - COVID 19 (Docentes e Agentes Universitários)".

É importante reforçar que, o retorno das atividades presenciais não significa o afrouxamento das medidas de prevenção contra a Covid-19. As salas de aula e laboratórios serão higienizados com álcool 70% após o uso, bem como os instrumentos, bancadas e aparelhos utilizados. É indispensável estar atento/a aos sintomas, pois, enquanto durar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) há risco de adoecimento e surgimento de novos surtos.

PROTOOCOLO DE BIOSSEGURANÇA CLIQUE AQUI

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PROGRAD), Profa. Dra. Marlete dos Anjos Silva Schaffrath, “é uma medida para proteger a todos, todas e todes e, por isso, procuramos compreender cada situação particular, para que nossos estudantes e colaboradores possam se sentir seguros no ambiente universitário”.

O retorno presencial das atividades acadêmicas acontecerá a partir do dia 2 de fevereiro, nos dias e horários definidos pelos colegiados de curso.

CALENDÁRIO CLIQUE AQUI

Para mais informações acerca das medidas de prevenção e proteção contra a Covid-19, no que diz respeito ao retorno presencial das aulas, acesse o Protocolo de Biossegurança e o documento de Perguntas e Respostas Frequentes Sobre o Retorno de Atividades Acadêmicas Presenciais (FAQ).

FAQ CLIQUE AQUI