Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Universidad de Sevilla (ES) ministra aula inaugural no Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Unespar

publicado: 03/05/2022 15h15 última modificação: 03/05/2022 16h36

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, realizou, na segunda-feira (25), no Anfiteatro do campus, a Aula Magna da Turma 2022. O evento contou com a presença do Prof. Dr. José González-Monteagudo, vinculado ao Departamento de Teoría e Historia de la Educación y Pedagogía Social, da Universidad de Sevilla (ES).

A vinda do professor González-Monteagudo foi intermediada pelo Prof. Dr. Frank Antonio Mezzomo, que esteve recentemente em Sevilha cumprindo atividades de estágio pós-doutoral. A palestra ministrada teve como título ‘Educación Intercultural Crítica: identidades, diálogos, derechos, políticas’, e tratou de temas emergentes e representativos de problemas globais, relacionados à interculturalidade no processo Educativo.

Participaram do evento membros da gestão institucional, docentes e pós-graduandos/as do Mestrado Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSED), do Mestrado em História Pública e do ProfHistória, além de acadêmicos/as dos cursos de graduação em Geografia, História, Pedagogia e Letras.

A coordenadora do PPGSED, Profa. Dra. Ana Paula Colavite, deu as boas-vindas à turma de 2022, nona edição do curso de mestrado, e salientou a relevância de eventos como esse para o Programa e para o retorno às atividades presenciais. Falou também sobre a abrangência dos temas contemplados nas pesquisas interdisciplinares, da pluralidade de formação dos mestrandos que participam do Programa e do crescimento do curso.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Carlos Alexandre Molena Fernandes, destacou a importância da participação do professor espanhol em atividades no campus de Campo Mourão e do papel que o PPGSED desempenha no desenvolvimento de pesquisas na região.

Esta ação afirmativa faz parte de um movimento maior rumo à internacionalização da Pós-graduação e do Ensino Superior brasileiro. Contou com apoio financeiro da Fundação Araucária, da Reitoria e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unespar e, também, do campus de Campo Mourão, sem os quais seria impossível sua realização.