Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oportunidade de colaboração e publicação internacional para pesquisadores de Humanidades

publicado: 26/05/2021 13h46 última modificação: 26/05/2021 13h46

O Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) divulgou três oportunidades de colaboração internacional para qualquer pesquisador que tenha interesse ou relação com os temas. Trata-se de oportunidade de colaboração Internacional com pesquisadores da Universida Nacional de Jujuy (UNJu), da Argentina, com pesquisadores da Universidade Nova de Lisboa (UNL), de Portugal, e oportunidade de publicação na revista Diversidade das Culturas, também da UNJu.

"As três são oportunidades voltadas para as ciências humanas, que internacionalmente são chamadas de Humanidades, mas se houver alguém de outra área que se interesse não há impedimento algum em colaborar", explica a professora Nadia Moroz Luciani, diretora do ERI da Unespar. Para as duas primeiras oportunidades, de grupos de pesquisa permanentes, não há prazo estipulado, mas como os estudos já estão em andamento, quanto antes a pessoa entrar melhor. Já sobre a publicação na revista, o prazo para submissão é 10 de julho.

Segundo Nadia, ao considerar a necessidade e a urgência em impulsionar o processo de internacionalização da Unespar, é fundamental que docentes e pesquisadores da Universidade participem cada vez mais e mais intensamente de projetos, grupos de pesquisa e ações de colaboração internacional. "Para que consigamos atingir esse objetivo o mais rápido possível", complementa. "A internacionalização não é um pacote pronto que vamos adquirir de um dia para o outro, mas é resultado de pequenas ações cotidianas resultantes de parcerias, interesses coletivos ou individuais de programas, projetos, docentes, pesquisadores e estudantes que, pela identificação de interesses em comum, colaboram e estabelecem parcerias com pessoas ou instituições internacionais", considera.

Oportunidade de colaboração Internacional com pesquisadores da UNJu

SITE CLIQUE AQUI

Grupos de estudo, pesquisas ou pesquisadores sobre Pensamento Complexo ou Paradigma da Complexidade.

Interessados devem escrever para a professora Bettina Guerci de Siufi, da UNJu, pelo e-mail bsiufi@gmail.com

Oportunidade de colaboração Internacional com pesquisadores da UNL

SITE CLIQUE AQUI

O Grupo de Pesquisa Cultura, História e Pensamentos Ibéricos e Ibero-Americanos da UNL busca pesquisadores interessados em colaborar com verbetes sobre autores das humanidades ibero-americanas (América Latina, Portugal e Espanha) para o site do Projeto Gerações Hispânicas.

VÍDEO INFORMATIVO CLIQUE AQUI

Interessados devem entrar em contato com o grupo pelo e-mail cham@fcsh.unl.pt.

Oportunidade de publicação na revista Diversidade das Culturas (UNJu)

A revista Diversidade das Culturas convida pesquisadores a fazerem parte da primeira edição. O primeiro número pretende tratar de um tema muito atual e, acreditamos, de grande relevância na história da humanidade: os efeitos, consequências, perspectivas e possibilidades decorrentes das circunstâncias atuais que constituem a conjuntura global do presente, em que convergem os efeitos dos principais modos de organização social, política, econômica e ambiental e, claro, os efeitos das novas tecnologias. Sujeito às regras editoriais.

São aceitos artigos originais, imagens de obras pictóricas e fotografias latino-americanas, link para audiovisuais relacionados a questões latino-americanas, relatos de ficção.

Prazo de envio: 10 de julho de 2021

NORMAS EDITORIAIS CLIQUE AQUI

Mais informações pelo e-mail: diversidadecultural@unju.edu.ar.