Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Ensino de História da Unespar promove Aula Magna com professor da Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM)

publicado: 06/05/2022 15h11 última modificação: 06/05/2022 15h53

No último dia 26, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão realizou  a Aula Magna, ministrada pelo Prof. Dr. Sebastián Plá Pérez, da Universidad Nacional Autónoma do México (UNAM), intitulada “A História no Centro”. Entre os principais tópicos, estava a problemática da desvalorização do ensino de História dentro do âmbito escolar, em decorrência de novas práticas impostas pelo mundo do trabalho, além de sugestões aos docentes, para que possam, de acordo com suas realidades, realocar a História no epicentro das discussões. O evento marcou o início do ano letivo de 2022.

Participaram do evento as seguintes autoridades: Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unespar, Prof. Dr. Carlos Alexandre Molena Fernandes, representando a Magnífica Reitora, Prof. Dr. Salete Paulina Machado Sirino; e o Coordenador da Divisão de Pós-graduação (DPPG), Prof. Dr. Fábio Rodrigues da Costa, representando o Diretor Geral do campus, Prof. Dr. João Marcos Borges Avelar.  Além dos/as mestrandos/as, também participaram do evento Estudantes dos cursos de graduação e Docentes dos dois (2) cursos de Pós-Graduação, Stricto Sensu, em História (Mestrado em Ensino de História e Mestrado em História Pública).

De acordo com o Prof. Dr. Bruno Flávio Lontra Fagundes, Coordenador do ProfHistória,“o Mestrado ProfHistória visa à formação continuada dos docentes em História que atuam na Educação Básica, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão, com oferta simultânea nacional em 39 instituições de Ensino Superior. Depois do estado-sede, o Rio de Janeiro - ancorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, - o Estado do Paraná é o que possui mais universidades que ofertam o curso, sendo: UNESPAR, UEPG, UEM e UFPR. Isso permite que nossas contribuições científicas tenham repercussão em todo território nacional, por meio de livros, textos, eventos, iniciativas acadêmicas e pedagógicas, bem como por nossas aulas especiais, como esta que foi realizada com o Prof. Plá Pérez.

Para o Diretor da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG), Prof. Dr. Fábio Rodrigues da Costa, “a região de Campo Mourão tem o privilégio de contar com Mestrados que formam profissionais de alta relevância, tanto para atuarem nas escolas em nossa região quanto em outros Centros”.

Para outras informações sobre o Programa, acesse abaixo o link do portal.

PORTAL PROFHISTÓRIA - UNESPAR