Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançamento da obra “Movimentos” de Dani Queiroz e Café da manhã com a Imprensa: comemorações aos 50 anos do campus de Campo Mourão tiveram início na manhã de hoje (18)

publicado: 18/05/2022 21h47 última modificação: 18/05/2022 23h26

Na manhã desta quarta-feira (18), no Anfiteatro da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, foi realizada a solenidade de abertura das festividades em comemoração aos 50 anos do campus de Campo Mourão, que se estenderá até novembro de 2022, contando com uma programação de atividades, desenvolvida pela Comissão Organizadora (Portaria n. 005/2022-D).

O marco inicial das atividades se deu pela realização de um café da manhã com a imprensa local, e também a inauguração da obra intitulada “Movimentos”, da artista plástica Dani Queirozgraduada em Letras pela Fecilcam e que tem seu trabalho voltado à composição de Mandalas e botânica abstrata, tendo realizado exposições na Irlanda, bem como em vários eventos locais. No momento da apresentação, a artista destacou: “gostaria de agradecer pela oportunidade de fazer parte desse momento, pois a Unespar faz parte da minha vida, e eu agora tenho um registro importante na história da Unespar também. Eu quis retratar, na obra Movimentos, a Araucária, símbolo do nosso estado, e representar, com linhas, as pessoas que passam pela universidade, cruzam os caminhos umas das outras e constroem inúmeros destinos para seguir”.

Na oportunidade, também foi exibida uma exposição de registros fotográficos históricos da instituição, desde o surgimento até os dias atuais. Em 24 de agosto de 1972, a Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão (Fundescam), foi criada por meio da Lei Municipal nº 26/72. Seis anos depois, no dia 24 de abril de 1978, torna-se a Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (Facilcam). E, após o período de nove anos, permeado por lutas coletivas, em 15 de janeiro de 1987, por meio da Lei Estadual nº 8.465, alcança a conquista da estadualização e torna-se Fecilcam. Já em 2013, 26 anos depois, em 12 de junho de 2013, o campus de Campo Mourão se estabelece como um dos sete (7) campus ligado à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), dando início a uma nova trajetória até aqui.

Na composição da mesa, estavam os seguintes nomes: o Excelentíssimo Sr. Prefeito, Tauillo Tezelli; Excelentíssima Sra. Vice-Prefeita, Fátima Nunes  – representando também o Deputado Estadual, Márcio Nunes; o Sr. Mário Lima, representando o Deputado Federal Ênio Verri; o Vereador, Jadir Soares; Vice-Reitor, Prof. Dr. Edmar Bonfim de Oliveira; Diretor Geral do campus de Campo Mourão, Prof. Dr. João Marcos Borges Avelar; Vice-Diretora e Chefe da Divisão de Graduação (Dgrad), Prof. Me. Céres América Ribas e Chefe da Divisão de Extensão e Cultura (DEC), Prof. Me. Sérgio Luiz Maybuk.

Também marcaram presença o Coordenador Administrativo, Prof. Me. Wagner Wanderbroock; os Diretores do Centro de Área de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), Prof. Dr. João Henrique Lorin e do Centro de Área de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Prof. Dr. Adalberto Dias Souza; Coordenadora do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), Prof. Dr. Fabiane Freire França; Agente de Integridade e Compliance e DPO, Prof. Me. Walmir Ruis Salinas; Coordenadora de Iniciação Científica (IC), Profa. Dra. Larissa Mattos; Coordenadora do Curso de Turismo, Profa. Dra. Raquel Lage Tuma; Coordenador do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial, Prof. Rony Peterson da Rocha; Coordenador do curso de Ciências Econômicas, Prof. Dr. Jesus Crepaldi e Coordenadora do curso de Matemática, Profa. Dra. Talita Secorun dos Santos.