Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o Enem iniciam nesta terça-feira

Inscrições para o Enem iniciam nesta terça-feira

por publicado: 10/05/2022 09h50 última modificação: 10/05/2022 11h25

No dia de hoje (10), iniciam as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, tanto para a versão impressa quanto para a digital, por meio do link disponível abaixo. Neste ano, a taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 27 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

É importante destacar que a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) utiliza as notas do Enem como método de ingresso, por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU).
EDITAL (CLIQUE AQUI)

INSCRIÇÕES (CLIQUE AQUI)

No momento da inscrição, todos/as os/as participantes precisam informar seu número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular.

Importante: devido o prazo para a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição ter sido excedido, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), reforça que: os/as participantes, incluindo os/as ausentes no Enem 2021, que tiveram a justificativa de ausência aprovada, devem, ainda assim, efetuar a inscrição no Enem 2022.

Em casos que haja necessidade de atendimento especializado, os/as candidatos/as deverão informar a(s) condição(ões) que motiva(m) a sua solicitação no ato da inscrição, por meio de documentos que comprovem a necessidade. As condições citadas pelo edital são as seguintes: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Para requerer tratamento pelo nome social, será necessário confirma-lo após as inscrições, por meio do site www.enem.inep.gov.br/participante , entre os dias 23 e 28 de junho. Somente serão aceitos nomes sociais cadastrados na Receita Federal. O tratamento pelo nome social é destinado a quem se identifica e quer ser reconhecido socialmente em consonância com sua identidade de gênero. As condições citadas pelo edital são as seguintes: participante transexual, travesti ou transgênero.

O Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição pelo endereço  www.enem.inep.gov.br/participante, em data a ser divulgada.

O Enem 2022 será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação das duas versões do exame, impressa e digital, podem ser consultados na página do Enem no portal do Inep. A relação também estará disponível na Página do Participante.

Confira o cronograma abaixo:

10 a 21/5/2022

Pagamento da taxa de inscrição

10 a 27/5/2022

Atendimento Especializado