Você está aqui: Página Inicial > Noticias Periodo Eleitoral > IV Seminário Afro [R]existência: Inscrições para Simpósios Temáticos estão abertas até dia 30 de setembro; para ouvintes continuam abertas até o dia 13 de novembro

IV Seminário Afro [R]existência: Inscrições para Simpósios Temáticos estão abertas até dia 30 de setembro; para ouvintes continuam abertas até o dia 13 de novembro

Pesquisa, Extensão

Até o dia 13 de novembro, estão abertas as inscrições para participantes e ouvintes participarem do IV Seminário Afro [R]existência, evento promovido pelo Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), em parceria com o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, de forma online. 

O evento visa à continuidade de reflexões promovidas nas edições anteriores do Seminário Afro [R]existência, ocorridos em 2019, 2020 e 2021, e constitui-se como espaço de diálogo entre acadêmicos/as pesquisadores/as, professores/as da Educação Básica, numa perspectiva interdisciplinar sobre questões étnico-raciais na sociedade, tais como: racismo estrutural no Brasil, violência contra afrodescendentes, política de cotas nas universidades e inserção da história e da cultura africanas e afro-brasileiras nas escolas.

A programação conta com apresentações culturais, palestra de abertura, oficinas, simpósios temáticos, círculos de cultura, além de lançamento do e-book "Entre Afro-[R]existências: (Re)construindo Conceitos e Histórias". Inscrições para participantes estão disponíveis até o dia 13 de novembroSubmissões de Comunicações em simpósios temáticos ocorrem de 01 de agosto a 30 de setembro. Ambas as modalidades são gratuitas, e haverá certificado de 28 horas.

Por meio dos links abaixo, é possível se inscrever e participar:

INSCRIÇÕES OUVINTES (CLIQUE AQUI)

SUBMISSÃO PARA COMUNICAÇÕES (CLIQUE AQUI) 

CERTIFICADOS (CLIQUE AQUI)

Simpósios

Importante: antes do envio da proposta de comunicação, é necessário fazer a inscrição no evento e observar as normas relativas à submissão. Os resumos devem, obrigatoriamente, estar de acordo com o modelo disponibilizado.

SIMPÓSIO 1

SIMPÓSIO 2

SIMPÓSIO 3

SIMPÓSIO 4

SIMPÓSIO 5

SIMPÓSIO 6

SIMPÓSIO 7

SIMPÓSIO 8

SIMPÓSIO 9

Normas para publicação

Nesta 4ª edição do evento haverá trabalhos completos e resumos. Os/as autores/as devem escolher apenas uma das duas modalidades para cada trabalho submetido. Em ambos os casos, deverão utilizar os modelos de arquivos disponibilizados na página do evento.

Os trabalhos (simpósios e comunicações) deverão ter como foco a temática racial, que pode ser analisada em suas intersecções de gênero e de classe e/ou ainda de forma interdisciplinar. Informamos que cada trabalho pode ter até 3 autores/as.

Cada participante pode submeter até dois trabalhos no evento em simpósios diferentes. Para ser aceito, o trabalho passará pela avaliação da comissão científica do evento e pelo menos um/a dos/as autores/as deve estar regularmente inscrito/a no evento.

Não serão emitidos certificados de apresentação para quem não estiver inscrito no evento, ainda que seja coautor/a de trabalhos apresentados, pois os certificados serão vinculados apenas aos CPFs daqueles que se inscreverem. No caso de não inscritos/as, sugerimos que os autores/as inscritos baixem em PDF e compartilhem com os demais, uma vez que nos certificados constarão os nomes dos/as coautores/as.

Normas para trabalhos completos

O artigo deve abordar, de uma forma geral, introdução (considerações iniciais), desenvolvimento (com a análise da obra) e conclusão. O/a autor/a tem liberdade para estabelecer subseções e dividir o artigo de forma como considerar mais adequada, desde que respeite a temática elegida.

Mais informações podem ser acessadas no arquivo modelo para os trabalhos completos.

Normas para resumos

Trabalhos científicos que estão em fase inicial ou por opção do/da autor/a podem ser submetidos na forma de resumo. Mais informações podem ser acessadas no arquivo modelo para os resumos.

Apenas os resumos e artigos aceitos no evento farão parte dos Anais do IV Seminário Afro [R]existência.

MODELO DE SUBMISSÃO DE ARTIGO (CLIQUE AQUI)

MODELO DE SUBMISSÃO DE ARTIGO (CLIQUE AQUI)

Informações sobre as comunicações 

Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em simpósios. Para isso, o/a participante poderá preparar uma apresentação de slides. Os/As participantes que forem apresentar trabalhos devem entrar na sala virtual antes da primeira apresentação e só devem sair após a última, para que possam participar dos debates. Cada apresentação terá a duração de quinze minutos, sem prorrogação. Ao final da sessão de comunicações, será reservado um tempo para as arguições e os debates relativos aos trabalhos apresentados.

O modelo dos slides para download pode ser acessado abaixo (o uso dos slides é opcional).

MODELO DE SLIDES (CLIQUE AQUI)

Disposições Gerais

As comunicações, círculos de cultura e oficinas, realizadas via Google Meet, não serão gravadas. Já a palestra de abertura e o Lançamento do Ebook serão transmitidos pelo canal da Unespar, campus de Campo Mourão.

CANAL DA UNESPAR (CLIQUE AQUI)

 


 

Confira abaixo a programação:

QUINTA-FEIRA, 17 DE NOVEMBRO DE 2022

08h – 12h: Oficina – Representações do queer negro na literatura: vozes interseccionais 

Local: Google Meet

13h – 17h: Oficina – Panoramas e discussões sobre a literatura escrita por mulheres negras

Local: Google Meet

RESUMOS DAS OFICINAS (CLIQUE AQUI)

 

19h – 23h: Apresentação Cultural e Palestra de abertura

Local: Canal da Unespar, campus de Campo Mourão

 CANAL DA UNESPAR (CLIQUE AQUI)

 

SEXTA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2022

08h – 12h: Simpósios

13h – 17h: Simpósios

19h30 – 23h: Círculos de Cultura

I – Intolerância Religiosa

II – Masculinidades Negras

III – Saúde Mental da População Negra

Local: Google Meet

 

SÁBADO, 19 DE NOVEMBRO DE 2022 

08h – 12h: Apresentação Cultural e Lançamento do e-book Entre Afro-[R]Existências: (re)construindo conceitos e histórias

Local: YouTube da Unespar/Campus Campo Mourão

 

Para entrar em contato com a comissão organizadora do Seminário Afro [R]existência, envie e-mail para: seminarioafrounespar@gmail.com