Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Geografia > Informações > Eventos organizados pelo Curso de Geografia

Eventos organizados pelo Curso de Geografia

Simpósio Nacional de Estudos Urbanos – SEURB
O Simpósio Nacional de Estudos Urbanos é um evento bianual promovido pelo Grupo de Estudos Urbanos da Fecilcam (Geurf). O evento tem por objetivo: a) propiciar o debate sobre a pesquisa em Geografia Urbana e áreas afins; b) conhecer e discutir a produção científica da área de Geografia Urbana relacionada à dinâmica ambiental; c) proporcionar reflexões a partir da produção do espaço urbano e do planejamento; d) refletir sobre a questão ambiental urbana; e) debater a produção do espaço urbano das pequenas e médias cidades; f) discutir e refletir sobre propostas para o desenvolvimento regional das pequenas e médias cidades. O evento é destinado a pesquisadores da área de Geografia e ciências afins, aos acadêmicos do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia e áreas afins, aos professores da Educação Básica, e aos docentes vinculados ao Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

Ciclo de Palestras em Geografia
O Ciclo de Palestras em Geografia tem como objetivo promover o debate sobre temas relacionados à Geografia e áreas afins. Constitui-se em um importante espaço para atualização dos acadêmicos do Curso, bem como para mantê-los em contato com projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por professores de diferentes instituições do Brasil. No ano de 2018, teve início o quarto ciclo com duração de um ano, no decorrer do qual as palestras são pré-agendadas, totalizando uma carga horária entre 20 a 30 horas (média de seis palestras).

Encontro Interdisciplinar de Educação - ENIEDUC
Para estimular e divulgar as atividades de pesquisa, ensino e extensão, os colegiados dos cursos de Licenciatura da Unespar, Campus de Campo Mourão (Geografia, História, Matemática, Letras e Pedagogia), realizam um encontro multi/interdisciplinar para apresentação de trabalhos científicos e culturais, com mesas coordenadas por acadêmicos e professores, bem como para propiciar palestras ministradas por pesquisadores renomados. O objetivo do evento é discutir a formação do educador, possibilitando novas formas de apreensão e compreensão da realidade, e promover a interação entre professores e estudantes. O Encontro busca ainda propiciar reflexões e discussões sobre os cursos envolvidos e sobre a formação acadêmica, almejando, sobremaneira, alcançar o equacionamento entre o conhecimento adquirido na universidade e a realidade tal como ela se apresenta.

Encontro Interdisciplinar de Desenvolvimento Regional e Seminário de Avaliação e Disseminação do Grupo de Pesquisa GERA – ENDER/SEMAGE
O evento se constitui em uma ação do Grupo de Pesquisa Gera para pensar e discutir caminhos de investigação que contribuam para o desenvolvimento regional, bem como debater as formas de planejamento e de gestão dos territórios. No evento são discutidos os seguintes eixos temáticos: Planejamento e Gestão do Território; Políticas Públicas; e Desenvolvimento Regional e Territorial.

Reunião da Sociedade Brasileira de Paleontologia - PALEO PR/SC.
A PALEO PR/SC é uma reunião anual realizada pela Sociedade Brasileira de Paleontologia em pareceria com a universidade que sedia o evento. O encontro tem como objetivo reunir pesquisadores, estudantes e interessados na área de Paleontologia dos estados do Paraná e Santa Catarina. A reunião é itinerante e a cada ano é escolhido um local que possua algum tipo de laço com a Paleontologia. Nesse sentido, por conta do Laboratório de Estudos Paleoambientais da Fecilcam (Lepafe), em 2013, a reunião ocorreu na Unespar, Campus de Campo Mourão.