Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Geografia > Informações > Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura

O Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Licenciatura em Geografia é um componente curricular que ocorre no ambiente escolar, com a supervisão de profissionais, visando a preparação dos licenciandos para o exercício profissional. Com o Estágio, o licenciando tem a possibilidade de confrontar os saberes construídos na Universidade com aqueles verificados nas escolas de Ensino Básico e com as bases curriculares oficiais, exercendo a práxis pedagógica de forma orientada e supervisionada.

Com a matrícula nas disciplinas de Estágio em Geografia, o licenciando é inserido no ambiente profissional com a supervisão e a orientação de professores da Instituição e a supervisão de professores parceiros da Educação Básica. As atividades do Estágio compreendem 480 horas curriculares organizadas em duas disciplinas: Estágio Supervisionado em Geografia e Trabalho de Conclusão de Curso I (240 horas), no terceiro ano do Curso e; Estágio Supervisionado em Geografia e Trabalho de Conclusão de Curso II (240 horas), no quarto ano do Curso.

A prática do estágio está articulada com as demais disciplinas do Curso que oferecem a base teórica e elementos da prática relacionados aos conteúdos geográficos, metodologias de ensino e organização do trabalho pedagógico. Durante a realização do estágio os acadêmicos são incentivados à utilização de diferentes ambientes de aprendizagem (inclusive aqueles oferecidos pela Universidade), à pesquisa no ensino de Geografia e em conteúdos geográficos, à proposição de metodologias diversificadas e inovadoras, à elaboração de materiais didáticos, e ao estudo do meio com atividades de campo para conhecimento e exploração do espaço geográfico.