Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Administração > Informações > Projetos de Extensão

Projetos de Extensão

Núcleo Itinerante de Atendimento e Orientação Administrativa em Gestão Empresarial e Jurídica em Direitos Sociais e Humanos ao Cidadão
Professor: Dr. Adalberto Dias de Souza
2018 - Atual
Descrição: O NACI possui como objetivo disponibilizar orientação administrativa e jurídica gratuita (sem representação judicial ou extrajudicial de interesses) à pessoas de Campo Mourão e região, nas áreas de Direito de Família, Direito do consumidor (PROCON), Direito Empresarial (Micro e pequena empresa), Direito trabalhista, Direito previdenciário e previdência social, Direitos humanos, Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, Cooperativas e Associações.
Situação: Em andamento.


Hotel Tecnológico/Pré-Incubadora da Unespar Campus Campo Mourão.
Professor. Dr. Marcos Junio Ferreira de Jesus
2019 – Atual
Descrição: O projeto com o propósito de contribuir com a integração de projetos dos Centros de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas e da Educação e trabalhar para esse fim. O intuito de contribuir para a geração de empreendimentos inovadores por meio de Hotel Tecnológico (HT) para abrigar boas ideias em fase de Pré-incubação implica na necessidade de realizar estudos e análises detalhadas de impactos diretos e indiretos na geração de emprego e renda para o País e visam aumentar o conhecimento sobre resultados, práticas que podem ser adotadas e políticas públicas efetivas de apoio. O conjunto de informações e análises geradas poderão ser utilizadas em prol da proposta que se apresenta. Os resultados trarão importantes subsídios para futuras tomadas de decisão em relação ao HT/Pré-incubação.
Situação: Em andamento


Ética e cidadania: da reflexão à ação
Professor Mestre Walmir Ruis Salinas
2014 – Atual
Descrição: Desenvolvido com alunos da UNESPAR/campus de Campo Mourão. sua execução prevê duas etapas: na primeira são estudados textos previamente selecionados sobre ética e cidadania; na segunda etapa os participantes escolhem lugar na comunidade onde moram para multiplicar a debate sobre as temáticas sobre as quais se estudou, refletiu e debateu.
Situação: Em andamento.


Empreendedorismo social: a Gestão do Centro de Apoio ao Desenvolvimento dos Idosos (CADI)
Professora Dra. Yeda Maria Pereira Pavão
2016 - Atual
Descrição: A pertinência do estudo se confirma pela necessidade de abordar um assunto ainda pouco estudado no âmbito acadêmico: o desenvolvimento e qualidade de vida dos idosos. Nesse ensejo entende-se que o idoso oferece grande representatividade econômica nos municípios que integram a Mesorregião Centro Ocidental do Paraná, assim como as demais regiões do país. À luz desse enfoque e a partir da gestão social e da parceria com profissionais especializados, e atividades coordenadas pretende-se trabalhar no sentido de identificar nos idosos, situações que envolvam problemas de ordem: psicomotora, física, social e emocional, que estes por ventura possam apresentar, no intuito de auxiliá-los no processo de tratamento da saúde e consequentemente, de inclusão social e de seu bem estar. r. Nesse contexto, faz-se necessário um estudo etnográfico, contando com o aprofundamento nas pesquisas e o envolvimento direto do pesquisador aos grupos de ação e desenvolvimento das atividades.
Situação: Em andamento.