Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar vai participar da Operação Rondon e seleciona coordenadores

Unespar vai participar da Operação Rondon e seleciona coordenadores

publicado: 27/04/2017 10h20 última modificação: 21/11/2017 14h28
Municípios do norte pioneiro do Paraná receberão atividades da Operação Rondon entre 23 de julho e 5 de agosto. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) será uma das instituições realizadoras de ações extensionistas durante o projeto. Para isso, serão selecionados dois representantes para a coordenação dos trabalhos.
Docentes e agentes universitários interessados em assumir a função podem se inscrever até sexta-feira (28) para o processo seletivo exclusivamente pelo endereço https://goo.gl/forms/ZEl2LOyflYHlcwDg2. Com base na definição da coordenação, será lançado o edital de seleção dos bolsistas.

O edital completo pode ser acessado em proec.unespar.edu.br. Mais informações também podem ser solicitadas para a Diretoria de Extensão por meio do endereço diretoria.extensao@unespar.edu.br.

Projeto
As ações da Operação contemplam áreas temáticas como Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho. Nesta edição, serão atendidos os municípios de Jacarezinho, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairink, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Wenceslau Brás.
Seguindo os moldes do Projeto Rondon nacional, a Operação Rondon paranaense tem como objetivo possibilitar a relação entre a universidade e a sociedade com ações transformadoras capazes de promover soluções aos problemas locais e regionais e, viabilizar o trabalho voluntário de professores, agentes e estudantes universitários no município, contribuindo para o seu desenvolvimento. Ao mesmo tempo, possibilita aos universitários conhecerem de perto a realidade brasileira e sentirem os anseios da população.
O resultado do projeto-piloto deverá garantir que a proposta se torne um programa de governo e perpetue-se para todo o estado do Paraná. Desta forma, a Unespar terá a possibilidade, para os próximos anos, de desenvolver ações nos municípios de baixo IDH que estão ao redor dos seus sete campi.
Realização
A Operação Rondon será coordenada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), juntamente com as Universidades Estaduais do Norte do Paraná (UENP) e do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Além da Unespar, também estarão envolvidas as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM) e do Centro Oeste (Unicentro), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O projeto tem o apoio da Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Para acessar o edital clique aqui.