Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema integrado para bibliotecas da Unespar está disponível

Sistema integrado para bibliotecas da Unespar está disponível

As bibliotecas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) já estão operando com um novo sistema. A novidade está disponível desde a semana passada em todos os sete campi da instituição. O lançamento foi realizado no intervalo da sessão do Conselho de Planejamento, Administração e Finanças (CAD), na semana passada, no campus de Curitiba I (Embap).
Durante o evento, o coordenador do grupo de bibliotecas da Unespar, o bibliotecário Mauro Santos, apresentou o sistema aos representantes da gestão da universidade. Como explica, a ferramenta forma uma rede entre as bibliotecas que é denominada Sistema de Bibliotecas Unespar (Sibi/Unespar).
A base para o funcionamento é o Pergamum, uma plataforma com várias funções que é utilizada em mais de 400 instituições de todo o país e em cerca de 8 mil bibliotecas. Além do gerenciamento de acervo, possibilita procedimentos de consulta de catálogo, renovações e reservas.
Para conferir os serviços, o reitor professor Antonio Carlos Aleixo, fez uma simulação de acesso. Como destaca, a ferramenta é mais um dos avanços necessários para a gestão da universidade. “É uma medida que permite a padronização dos procedimentos nas bibliotecas que até então eram individualizados em cada campus. Os bibliotecários poderão atuar em conjunto e ação representa um avanço nos serviços ofertados para a comunidade acadêmica que terá mais facilidade de acessar informações”, argumenta.
De acordo com Santos, o sistema também permitirá a comunicação com os usuários com empréstimos em atrasos. Como informa, quem tiver dúvidas deve procurar pessoalmente as bibliotecas de cada campus.
O lançamento também contou com a presença do pró-reitor de Planejamento, professor Flávio Brandão, responsável por coordenar as ações para implementação da ferramenta, do vice-reitor, professor Sydnei Kempa; do pró-reitor de Administração e Finanças, professor Rogério Ribeiro; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Evilise Salomão; dos diretores dos campi de Campo Mourão, Curitiba I (Embap), de Curitiba II, de Paranaguá, de Paranavaí e de União da Vitória, bem como de conselheiros do CAD.