Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova direção assume o campus de Campo Mourão da Unespar

Nova direção assume o campus de Campo Mourão da Unespar

por publicado: 14/06/2017 08h23 última modificação: 21/11/2017 14h28
O campus de Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) conta com nova diretoria para os próximos quatro anos. Os professores João Marcos Borges Avelar e Carlos Nilton Poyer tomaram posse como diretor e vice-diretor, respectivamente, na noite desta segunda-feira (12). A solenidade presidida pelo reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, contou com a presença de autoridades universitárias, políticas, agentes universitários, acadêmicos, professores e familiares dos empossados.
Durante o pronunciamento, João Marcos avaliou o processo eleitoral do campus promoveu um debate interno que considera importante e enriquecedor. Lembrando o slogan da campanha “Participação e Ação: por uma gestão plural” reiterou os compromissos assumidos com a comunidade. “Faremos uma gestão comprometida com o combate a todo e qualquer tipo de preconceito. Queremos uma universidade comprometida com a cultura e a arte, que defende o direito de uma sociedade livre e se posiciona contra ações que não sejam democráticas, que trabalha com a diversidade, com respeito e que não vai aceitar o desmonte do Ensino Superior”, afirmou.
O novo diretor atentou sobre a necessidade de parcerias para o desenvolvimento regional e institucional e enfatizou o compromisso social da universidade. “Cada campus tem papel fundamental e primordial para que melhore a qualidade de vida das pessoas. Nossa gestão atuará com planejamento estratégico focada em resultados efetivos”, disse finalizando com uma homenagem especial à família e aos pais, lembrando que o pai foi um dos operários que trabalharam na construção do prédio em que funciona o campus.
Aos presentes na posse, o reitor afirmou que a Unespar ainda é uma universidade em organização e em um dos momentos que avalia como os mais difíceis da história para o serviço público, para os servidores públicos e para as políticas públicas. Frente ao cenário atual, Aleixo apontou a importância do diretor liderar, no âmbito da região, um processo de diálogo permanente com a sociedade organizada para que seja possível desenvolver no campus o que a reitoria planeja para a universidade toda.
Aleixo falou sobre algumas responsabilidades da direção de campus. “Uma delas e a principal é a gestão administrativa do campus e a outra é a articulação entre a burocracia administrativa do campus e as atividades acadêmicas, juntamente com os diretores de centro e com os coordenadores de curso”, detalhou acrescentando que o diretor pode ser o articulador do desenvolvimento do campus e o planejamento articulado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade deve ser fruto de uma ampla discussão com todas as forças internas e externas.
Transmissão
Ante da transmissão da função, o diretor cessante, professor Eder Rogério Stela, fez um discurso de agradecimento e reconhecimento. Destacou que nem tudo o que planejou pode ser realizado, mas o apoio recebido pela comunidade do campus foi fundamental para o trabalho realizado. Fez uma menção especial à família que entendeu as ausências em função dos compromissos com a universidade e também salientou a importância da comunidade se unir em prol das causas da universidade.
Presenças
Dentre as autoridades presentes estavam o prefeito de Campo Mourão, Tauilo Tezeli; o vice-prefeito de Campo Mourão e representante do secretário estadual de Esporte, José Roberto Voidelo; o diretor geral do campus de Campo Mourão da UTFPR, professor Heron Oliveira dos Santos Lima; os vereadores Cícero Souza e Sidnei Jardim; e o representante do deputado federal Enio Verri, Mario Lima.
Representando a gestão superior da Unespar participaram o vice-reitor, professor Sydnei Kempa; a chefe de gabinete da reitoria, professora Edinéia Navarro; o ex-vice reitor e ouvidor, professor Antonio Rodrigues Varela Neto; as pró-reitoras de Ensino de Graduação, professora Maria Simone Novaki; e de Gestão de Pessoas, a agente universitária Evilise Salomão; e o pró-reitor de Planejamento, professor Flávio Brandão.