Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Matemática Básica

Curso de Matemática Básica

por publicado: 07/03/2019 10h15 última modificação: 07/03/2019 10h15

O Curso de Matemática Básica é uma iniciativa do Colegiado de Matemática da Unespar – campus de Campo Mourão. É ofertado anualmente, no primeiro semestre, e teve como objetivo inicial o auxílio dos alunos e alunas, ingressantes nos cursos de graduação da instituição, na superação das dificuldades relacionadas aos conteúdos básicos de matemática, como operações com frações, resolução de equações e inequações, potenciação e radiciação, operações com polinômios, entre outros.

O Curso é gratuito e, inicialmente, era coordenado e ministrado por professores(as) do Colegiado de Matemática do campus e atendia a poucos alunos e alunas dos cursos de graduação da Unespar. Porém, com o passar dos anos, a demanda aumentou e os objetivos do Curso se ampliaram, passando a englobar a formação docente, a disseminação de saberes produzidos no âmbito do Curso de Matemática e a prestação de serviços à comunidade externa da Universidade. Para dar conta da nova demanda e cumprir com os novos objetivos, o Curso de Matemática Básica passou a ser ministrado por alunos e alunas do Curso de Licenciatura em Matemática, sob a coordenação e orientação de professores(as) do Colegiado de Matemática da Unespar de Campo Mourão.

A dinâmica do Curso de Matemática Básica envolve, além das aulas, a preparação dos acadêmicos para ministrá-las, o que acontece semanalmente, mesmo antes do início do Curso. Os coordenadores realizam reuniões semanais com os acadêmicos e acadêmicas para ouvir os relatos a respeito do andamento das aulas e para que os(as) estudantes exponham dúvidas e compartilhem soluções para os problemas que surgem durante o Curso. Isso proporciona aos acadêmicos e acadêmicas importantes momentos formativos, preparando-os(as) para a futura profissão docente. Neste ano de 2019, o Curso será ministrado por onze acadêmicos e acadêmicas do Curso de Licenciatura em Matemática.

Nos últimos três anos, o Curso de Matemática Básica tem sido ofertado com esse novo formato e tem sido coordenado pela professora Valdete dos Santos Coqueiro e pelo professor Wellington Hermann. Ele tem atendido um número cada vez maior de pessoas, que buscam conhecimento matemático por diversos motivos, como, por exemplo: para melhorarem o desempenho nas disciplinas do seus cursos de graduação; para prestarem concursos; ou, simplesmente, para aprenderem um pouco mais sobre matemática. Em 2016, o Curso contou com três turmas e recebeu 151 inscritos(as); em 2017, foram cinco turmas e 262 inscritos(as); em 2018, o curso contou com cinco turmas e recebeu 367 inscrições de pessoas que fazem parte tanto da comunidade interna quanto da comunidade externa da Unespar.

Para 2019, serão ofertadas 150 vagas em cinco turmas, três aos sábados de manhã (das 8hs às 12 hs) e duas aos sábados à tarde (das 13hs às 17 hs). Nesse ano, o Curso terá uma dinâmica diferente das edições anteriores, pois os conteúdos matemáticos serão abordados por meio da Resolução de Problemas.

Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 20,00 (não tem mensalidades), cujo pagamento deverá ser efetuado por meio de boleto bancário, vinculado à conta da Unespar. O período de inscrições será de 15/03/2019 até 15/04/2019, apenas online, pelo formulário que pode ser acessado no link que está no final dessa página e as aulas terão início no dia 27/04/2019.

Síntese das informações:

• O curso é presencial.

• Inscrições: apenas online (link no final da página).

• Taxa de inscrição: R$ 20,00 (sem mensalidades).

• Link para a geração do boleto: no final do formulário de inscrições.

Datas em que acontecerão as aulas:

• 27/04/2019,

• 04/05/2019

• 11/05/2019,

• 18/05/2019,

• 25/05/2019 e

• 01/06/2019.

Horários das aulas:

• Turmas do período matutino – das 8h00 às 12h00;

• Turmas do período vespertino – das 13h00 às 17h00.

Terão direito à certificação os(as) participantes que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Para mais informações, os(as) interessados(as) podem entrar em contato:

• por telefone: (44) 3518-1811 (Laboratório de Ensino de Matemática) ou

• por e-mail: wellington.hermann@unespar.edu.br (Prof. Wellington Hermann, coordenador do projeto)

Para iniciar o processo de inscrição no Curso de Matemática Básica, clique aqui!