Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Contábeis tem trabalho premiado em evento do Conselho Regional de Contabilidade

Contábeis tem trabalho premiado em evento do Conselho Regional de Contabilidade

por publicado: 19/06/2017 09h18 última modificação: 21/11/2017 14h28
A pesquisa “(Des)igualdade de gênero no exercício profissional de contabilidade”, resultado das atividades de Iniciação Científica desenvolvidas pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), foi um dos destaques da 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná. O trabalho produzido pela acadêmica do curso de Ciências Contábeis do campus de Campo Mourão, Liliane Sousa, em co-autoria com as professoras Cristina Hillen, Juliane Pavão e Isielli Barzotto Tierling recebeu o prêmio de terceiro lugar.
O evento realizado em Foz do Iguaçu e promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR) abriu espaço para profissionais, professores e estudantes apresentarem trabalhos de caráter técnico e científico. Pela qualidade do artigo, as autoras receberam certificado e um prêmio no valor de R$ 500.
O trabalho premiado analisou as características das redes sociais de mulheres contabilidades associadas ao Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (Ipmcont) por meio de dados coletados em questionário desenvolvido para a pesquisa. Entre os resultados, as pesquisadoras comentam que a mulher tem ganhado espaço e importância no mercado de trabalho contábil, apesar das barreiras que existem e que precisam ser transpostos como a equiparação salarial entre homens e mulheres, a melhoria do perfil de liderança das mulheres, a dupla jornada de trabalho (trabalho e atividades do lar), a maior valorização dos homens e o preconceito com relação à profissional mulher.
Segundo o coordenador da Comissão de Trabalhos Técnicos, professor Vicente Pacheco, “os trabalhos foram avaliados quanto à inovação, profundidade, contribuição ao avanço do conhecimento, qualidade do referencial teórico, análise dos resultados, conclusões e aderência ao tema da convenção”.
Outros destaques
A comissão organizadora recebeu a inscrição de 39 trabalhos dos quais 10 foram selecionados para o evento. Além do premiado, a Unespar também teve outros duas pesquisas representantes do curso de Ciências Contábeis, em Campo Mourão.
Um deles foi o artigo “Empreender é negócio para futuros contadores? Estudo sobre intenções empreendedoras de estudantes de contabilidade”, produzido pelo acadêmico Flávio Kurek em parceria com os professores Marcelo Marchine Ferreira, Juliane Pavão e Isielli Barzotto Tierling.
O outro trabalho foi “Redes Sociais de Mulheres Contabilistas associadas ao Ipmcont”, de autoria da acadêmica Érika Calora de Oliveira com as professoras Cristina Hillen, Juliane Pavão e Isielli Barzotto Tierling.