Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CEDH-Campo Mourão e Núcleos disponibilizam atendimento psicológico a estudantes do campus

por publicado: 16/05/2017 15h58 última modificação: 21/11/2017 14h28

O Centro de Educação em Direitos Humanos, do Campus de Campo Mourão/Unespar, e seus respectivos Núcleos: Núcleo de Educação para as Relações de Gênero (NERG), Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NERA) e Núcleo para a Educação Especial e Inclusiva (NESPI) estão disponibilizando atendimento psicológico a estudantes do campus, mediante agendamento prévio e conforme disponibilidade de horários. A solicitação de agendamento pode ser feita diretamente pelo e-mail: psicologiacedhcm@unespar.edu.br e ainda pelo cedh.campomourao@unespar.edu.br. Os atendimentos são feitos por profissionais que trabalham voluntariamente para atender os/as estudantes do Campus e as demandas oriundas do CEDH e Núcleos. A equipe de profissionais é composta por duas psicólogas: Aline Fernanda Cordeiro (CRP 08/24340-PR) e Luara Davantel Poyer (CRP 08/24502-PR) e pelo psicólogo: Jean Pablo Guimarães Rossi (CRP 08/24034-PR), os três com formação acadêmica pela Unicampo-Campo Mourão. Os horários de atendimento acontecem em alguns dias da semana, tanto no período diurno, quanto no noturno, uma vez que a maioria de nossos cursos de graduação funcionam à noite, facilitando assim o atendimento ao corpo discente.

A coordenadora do CEDH-Campo Mourão, professora Claudia Priori, salienta que desde fim de abril o Centro já contava com o trabalho voluntário da psicóloga Aline Fernanda Cordeiro que vinha dando suporte ao NERG em algumas intervenções e atendimentos. No início desse mês de maio, o Centro conseguiu ampliar a equipe de voluntários, estabelecendo parceria com mais dois profissionais, o que permite disponibilizar o atendimento psicológico a estudantes do Campus, mediante agendamento prévio por e-mail e conforme disponibilidade de horários. E será possível também atender as demandas específicas solicitadas pelas coordenações de cursos, e ainda, de casos acompanhados pelo CEDH e Núcleos (NERG, NESPI e NERA). A professora Claudia destaca a importância de oferecer essa prestação de atendimento psicológico aos/às estudantes, e que o intuito do Centro é ampliar cada vez mais a equipe de trabalho para que possamos atender também o corpo docente e os/as agentes universitários, uma vez que a saúde emocional e mental da comunidade universitária é imprescindível no desempenho de suas atividades. A coordenadora do NERG, professora Fabiane Freire França, tem sido uma importante articuladora em estabelecer parcerias com profissionais de outras instituições de ensino do município, e ressalta que na última semana foi realizada uma reunião do NERG e CEDH com a coordenação do curso de Psicologia da Unicampo, o qual se colocou à disposição e nos abriu a possibilidade de encaminhamento de estudantes para atendimento na Uniclínica, daquela instituição. Além disso, salienta que a oferta de outros serviços (cursos, palestras, etc) também resultarão dessa parceria específica, e que em breve teremos mais detalhes de como isso se efetuará no nosso Campus. A coordenadora do CEDH, professora Claudia Priori, destaca que essas parcerias são resultados do trabalho do CEDH e seus Núcleos, que desde sua implementação no começo do ano, vem compondo suas equipes de trabalho, fazendo levantamento das demandas no Campus, no que tange às atribuições do Centro, o qual vem realizando um efetivo trabalho com ações, suporte e acompanhamento aos casos que nos chegam. E por fim, destaca que os novos objetivos do CEDH são de estabelecer parcerias com profissionais do Serviço Social e do Direito, buscando sempre ampliar a educação em direitos humanos, e uma formação mais humana e não excludente.