Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Autonomia Universitária é debatida no campus de Campo Mourão

Autonomia Universitária é debatida no campus de Campo Mourão

por publicado: 04/10/2017 10h23 última modificação: 21/11/2017 14h28
O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), professor Antonio Carlos Aleixo, conduziu na manhã desta sexta-feira (29), no campus de Campo Mourão, mais uma reunião sobre Autonomia Universitária. Acompanhado do diretor do campus, professor João Marcos Avelar, trataram sobre o assunto com diretores de Centro de Área, responsáveis por divisões e setores, docentes e agentes universitários.
Aleixo compartilhou informações sobre as discussões que tem acontecido entre as universidades que integram o sistema estadual de Ensino Superior, apresentou alguns dados sobre o modelo de gestão e financiamento das universidades estaduais de São Paulo e abriu espaço para questionamentos dos presentes.
O diretor do campus destacou que o assunto já foi incluído recentemente na reunião do Conselho de Campus. Agora o objetivo é a ampliação do debate. Para isso, a proposta é que os dados sejam compartilhados e discutidos entre os docentes junto aos colegiados dos cursos.
Conforme argumenta o reitor, todos devem se interessar e se atualizar sobre a temática, pois interfere diretamente na vida da universidade. “Não estamos esperando as coisas acontecerem. Estamos promovendo uma discussão qualificada sobre a autonomia no âmbito da Unespar, porque queremos um posicionamento que seja da comunidade e não apenas da gestão”, afirma.
A agenda faz parte de uma série de encontros com a comunidade interna. A reitoria encaminhou orientações para as direções de campus organizarem as reuniões e já foram realizadas nos campi de Apucarana, Curitiba I (Embap), Curitiba II (FAP) e União da Vitória. Além disso, o Conselho Universitário (COU) e o Conselho de Planejamento, Administração e Finanças (CAD) também já pautaram o tema.