Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula Magna do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento – Turma 2018

por publicado: 25/04/2018 08h50 última modificação: 25/04/2018 08h50

A Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão por meio do PPGSeD - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento receberá no próximo dia 08 de maio às 19h40min no anfiteatro do Campus a Prof. Dr. Lorenzo Augusto Macagno da Universidade Federal do Paraná para Conferência e Aula Magna da turma 2018 com o tema “Da Cultura ao Multiculturalismo: usos e abusos de um conceito”.
O professor Dr. Lorenzo Augusto Macagno possui graduação em Antropologia pela Universidad Nacional de Buenos Aires (1992), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Realizou pós-doutorado no Centre d’étude d’Afrique noire da Université Montesquieu/Bordeaux IV (2004/2005) e na Columbia University (2009/2010).
Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPR e membro da diretoria da Associação Brasileira de Antropologia (gestão 2017-2018) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.
O professor Lorenzo Macagno escreve sobre história social e política da antropologia em contextos de colonização portuguesa e sobre uma diáspora luso-asiática (os sino-moçambicanos) presente, também, no Brasil. Etnicidade e política, colonialismo português na África, multiculturalismo e imaginações nacionais, são alguns dos seus temas de interesse. Em 2017 um dos seus livros (O Dilema Multicultural) foi traduzido e publicado em árabe [ معضلة التعدد الثقافي ] pelo Instituto de Estudos Hispano-Lusófonos da Universidade Mohamed V, em Rabat.
A coordenação do PPGSeD convida a comunidade acadêmica para o evento.