Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Letras > Grupo de Pesquisa

Grupo de Pesquisa

Grupos de Pesquisa dos Professores do Colegiado de Letras:

Grupo: PRÁDIS – Práticas Discursivas na Escola
Líderes: Adriana Beloti e Elizabeth Labes
Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Linguística Aplicada
Descrição: O PRADIS é um grupo de pesquisa voltado ao estudo dos processos de leitura, escrita e análise linguística e sua relação com o ensino e aprendizagem de língua(gem). A perspectiva dos trabalhos desenvolvidos nas linhas de pesquisa do grupo compreende as práticas discursivas de leitura e de escrita e a prática reflexiva de análise linguística como meios de produção de sentidos, regulados, primeiramente, pela língua, fruto da interação entre sujeitos afetados por aspectos sócio-históricos e ideológicos que os circundam. Assim, os objetos de pesquisa do grupo estão vinculados a práticas pedagógicas e a discursos midiáticos, ambos relacionados ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.


Grupo: Diálogos Literários
Líder: Willian André
Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Literatura Comparada
Descrição: O Grupo de Pesquisa Diálogos Literários, cujas atividades foram consolidadas a partir de 2011, surgiu a partir da necessidade de aprofundar os estudos e pesquisas na área literária, envolvendo professores, alunos da graduação, egressos da UNESPAR/Campo Mourão e professores do Ensino Médio de Campo Mourão e região. Atualmente, é composto por professores dos campi de Campo Mourão e Apucarana da UNESPAR, e também da UEM. Partindo da perspectiva dialógica, e buscando possibilidades de convergência com outras áreas do conhecimento, o grupo tem como intuito contribuir para a formação da consciência crítica e na transformação da sociedade no sentido de valorizar o sensível, a formação humana e social. Entre as principais atividades desenvolvidas, destacam-se projetos de extensão, o curso de pós-graduação lato sensu em Estudos Literários, e o evento Encontro Nacional de Diálogos Literários, de periodicidade bianual.
Maiores informações: dialogosliterarios.wordpress.com

Grupo: LIDERE – Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações
Líder: Maria Izabel Rodrigues Tognato
Área: Linguística, Letras e Artes
Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas
Descrição: O grupo Linguagem, Desenvolvimento, Educação e suas Relações – LIDERE/CNPq, envolve pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, desenvolvendo estudos de formação com futuros professores de línguas da região de Campo Mourão, Paraná, interessados na perspectiva teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e no Ensino com base em Gêneros Textuais, bem como em estudos interdisciplinares. Fundamentamos nossos estudos no ISD, o qual oferece subsídios para a análise e a compreensão do funcionamento da linguagem em contextos de prática pedagógica e profissional em língua estrangeira (LE) e em língua materna (LM), além de aportes oriundos de outras áreas do conhecimento, envolvendo os saberes necessários à formação docente (saberes a ensinar e para ensinar).