Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Geografia > Informações > Programas de Extensão

Programas de Extensão

Os docentes do curso de Geografia coordenam e/ou participam dos seguintes Programas de Extensão relacionados com as temáticas estudadas pelo curso:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID
O PIBID é um programa do Governo Federal, vinculado a CAPES, que se configura como uma forma de articulação entre pesquisa, ensino e extensão. O intuito do Programa é promover a integração entre Educação Superior e Educação Básica por meio da inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de ensino, elevando a qualidade das ações acadêmicas. No curso de Geografia, o PIBID reforça os objetivos de desenvolver com o acadêmico a leitura crítica da realidade em que vive e atua; interpretar as dinâmicas socioambientais; utilizar a tecnologia para o ensino; desenvolver trabalho interdisciplinar; atuar junto ao professor da Educação Básica; realizar pesquisas sobre o ensino de Geografia; realizar planejamento e avaliação pedagógica; relacionar a teoria acadêmica com a prática pedagógica; promover a análise e seleção de material didático disponível para o ensino de Geografia, bem como a elaboração de material alternativo; realizar estudos sobre a realidade da comunidade escolar; discutir a ciência geográfica, seu método, as propostas metodológicas e suas implicações na melhoria do ensino aprendizagem da Geografia; estabelecer a interação com o mundo do trabalho, com os princípios da cidadania e com os compromissos éticos com a vida em suas diferentes manifestações culturais.


Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX
O PIBEX é um Programa Institucional de Bolsas de Extensão, financiado pela Fundação Araucária, que tem por objetivo viabilizar a participação de alunos regulares dos cursos ofertados pela Unespar, no processo de interação com a sociedade, por meio de atividades de extensão que contribuam para sua formação profissional e para o exercício da cidadania. A finalidade do Programa é a concessão de bolsas a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da Unespar para o desenvolvimento de atividades vinculadas a extensão universitária. O objetivo é incentivar a participação de alunos da graduação no desenvolvimento de atividades de extensão.


Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná - PDE
O PDE é uma política pública de Estado regulamentada pela Lei Complementar n° 130, de 14 de julho de 2010, que estabelece o diálogo entre os professores do Ensino Superior e os da Educação Básica, por meio de atividades teórico-práticas orientadas, tendo como resultado a produção de conhecimento e as mudanças qualitativas na prática escolar da escola pública paranaense. O objetivo do PDE é proporcionar aos professores da rede pública estadual de ensino subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas que resultem no redimensionamento de sua prática.


Programa Cinespar - Programa de Cinema Itinerante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
O Cinespar é um programa que promove a exibição de filmes de longa e curta metragem em municípios do Estado, ampliando a participação da Unespar junto às comunidades. Além de possibilitar o acesso à cultura e à popularização do cinema nacional, o Programa proporciona aos participantes uma experiência única, de fruição estética, de experimentação de outros espaços e formas de aprendizagem;  tendo viajado por inúmeras cidades e localidades paranaenses. O Cinespar encontra-se em sua terceira fase. A primeira fase foi iniciada em 2011 com a denominação de Cine Fecilcam, projeto da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Com a transformação da Instituição em campus da Unespar, o projeto foi reformulado e aprovado no Programa Universidade Sem Fronteiras (USF), ao qual ficou vinculado até o ano de 2015. Atualmente, o programa é financiado pela SETI/ USF. 


Programa de Extensão: Diagnóstico de Potencialidade Local na Microrregião de Campo Mourão
O Programa conta com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por professores dos colegiados de Geografia, Administração, Turismo e Meio Ambiente, Economia, Engenharia de Produção Agroindustrial, além de alunos de graduação e pós-graduação, os quais almejam em conjunto estabelecer um diagnóstico sobre as condições da microrregião de Campo Mourão e, a partir deste, identificar potencialidades para o desenvolvimento local. Considera-se que o curso de Geografia, em conjunto com os demais cursos da Universidade, tem a capacidade e o dever de desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem a produção de conhecimento aprofundado sobre realidade local e, desta forma, auxiliar o poder público na busca por alternativas para promover o desenvolvimento.


Programa - Plano de Manejo da Estação Ecológica do Cerrado Prof.ª Diva Aparecida Camargo
A Unespar, via Colegiado de Geografia, administra a Estação Ecológica desde sua criação em 1993, conforme parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Campo Mourão (Resolução 20/93), que é a proprietária da área. Por se tratar de uma Estação Ecológica, por exigência legal é estabelecido que todas as ações desenvolvidas na mesma sejam embasadas no Plano de Manejo (Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000). Diante desse fato, cabe ao Colegiado de Geografia a execução do Plano de Manejo, bem como a execução e/ou supervisão de todos os programas e projetos nele estabelecidos. Na Estação Ecológica do Cerrado está prevista a participação de acadêmicos como estagiários ou bolsistas.


Programa Ciranda
O Programa Ciranda de Arte e Cultura está vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação que congrega ações voltadas à produção e difusão da arte e da cultura relativas à linguagem cinematográfica e vídeo, literatura, teatro, música e dança. Essas ações são desenvolvidas por meio de eventos de extensão, exposições de artes, espetáculos, mostras, oficinas e apresentações artísticas. O Programa unifica as ações, pois, ao mesmo tempo em que se abre para novos projetos, amplia canais de acesso e possibilita organizar as demandas da diversidade cultural e artística.