Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Geografia > Informações > Laboratórios do Curso de Geografia

Laboratório do Curso de Geografia

LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E AEROFOTOGRAMETRIA – GEOCARTO
Coordenado pelo Prof. Dr. Oséias Cardoso

O Laboratório de Cartografia e Aerofotogrametria funciona na sala E13. Está equipado e projetado para a realização de trabalhos ligados ao Curso de Geografia. Nessa sala os acadêmicos tem espaço para a realização de atividades cartográficas e produção de materiais didáticos.

MUSEU E LABORATÓRIO DE GEOLOGIA
Coordenado pelos professores Dr. Edson Yokoo e Me. José Antônio da Rocha

O Museu e Laboratório de Geologia localizado no Bloco B, possui escritório e depósito com amostras em duplicatas, acervo aproximado de 1.000 amostras entre minerais, rochas e fósseis, além de objetos líticos indígenas. O Museu realiza a identificação e a descrição macroscópica de minerais e rochas. Além do atendimento aos acadêmicos do curso de Geografia, o Museu recebe e atende anualmente cerca de 1.000 alunos provenientes da rede de ensino público e particular.

LABORATÓRIO DE SEDIMENTOLOGIA/PEDOLOGIA
Coordenado pelo Prof. Dr. Jefferson de Queiros Crispim

Funciona no Bloco B. Conta com aparato laboratorial específico para o trabalho com solos e sedimentos (peneiras, vidraria, estufa, agitador, entre outros). Nesse espaço, além das atividades pedagógicas curriculares, são realizados levantamentos de dados que embasam pesquisas acadêmicas.

LABORATÓRIO DE PESQUISA GEOAMBIENTAL – LAPEGE
Coordenado pelo Prof. Dr. Jefferson de Queiros Crispim

O Laboratório funciona no Bloco B. Possui equipamentos para a realização de pesquisas limnológicas na região, servindo de apoio para as aulas práticas do Curso de Geografia, para outros cursos da Instituição, além de firmar parcerias científicas com outras universidades. Nesse espaço, são executados e desenvolvidos trabalhos socioambientais, de saneamento e monitoramento de rios na Comunidade de Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM).

LABORATÓRIO DE ESTUDOS PALEOAMBIENTAIS – LEPAFE
Coordenado pelo Prof. Dr. Mauro Parolin

O Lepafe tem como enfoque pesquisas ligadas à micropaleontologia, mais especificamente, os estudos de reconstituição paleoambiental com base em dados proxy (palinomorfos, fitólitos, e espículas de esponjas de água doce). Com duas salas no Bloco B, o Lepafe é fiel depositário de material polínico (primeiro no Paraná), fitolítico (primeiro no Brasil) e de espículas de esponjas (segundo no Brasil).

LABORATÓRIO DE GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO – LAGSER
Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Ana Paula Colavite

O Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Lagser) possui finalidade didática e de aplicação, atendendo as necessidades do Curso nas seguintes dimensões: graduação; pós-graduação; atividades de ensino, pesquisa e extensão. O Lagser dispõe de 32 computadores equipados com softwares gratuitos, utilizados, principalmente, nas atividades de geoprocessamento, cartografia temática e digital, análise e interpretação de fotos aéreas e imagens orbitais nos cursos de Graduação e Pós-Graduação.

LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS – LABEUR
Coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Clair Bovo

O Laboratório de Estudos Urbanos, com sala no Bloco A tem o objetivo de atender às necessidades do curso de Geografia na área de estudos urbanos, abrangendo as dimensões de: graduação; pós-graduação; e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Oferece suporte a projetos de pesquisa e extensão ligados à área de Geografia Urbana e Planejamento Urbano e promove eventos de disseminação do conhecimento à comunidade. Promove grupos de estudo com professores, pesquisadores e estudantes da Unespar, e de outras instituições do país, destacando-se que o Grupo de Estudos Urbanos da Fecilcam (Geurf), ligado ao Laboratório.

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO CERRADO PROFESSORA DIVA APARECIDA CAMARGO
Coordenado pelo Prof. Dr. Mauro Parolin

A Estação Ecológica do Cerrado está localizada no Jardim Nossa Senhora Aparecida e um relicto do Quaternário Antigo. Na Estação são realizadas coletas, estudos e catalogação de plantas, estágio supervisionado em Educação Ambiental, trabalhos de pesquisas científicas e extensão com acadêmicos do Curso de Geografia, com alunos da educação básica, superior e comunidade em geral.

LABORATÓRIO DE CLIMATOLOGIA DE CAMPO MOURÃO – CAMPOCLIMA, vinculado à Estação Climatológica automática
Coordenada pelo Prof. Dr. Víctor Assunção Borsato

No Laboratório de Climatologia de Campo Mourão – CAMPOCLIMA são realizadas atividades de pesquisa, ensino e extensão. A Estação Climatológica automática está vinculada ao CAMPOCLIMA.

LABORATÓRIO DE GEOGRAFIA HUMANA – LAGEOH
Coordenado pela Prof.ª Dr.ª Gisele Ramos Onofre

O Laboratório de Geografia Humana – LAGEOH realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Geografia Regional, Geografia Agrária, Geografia do Brasil, Geografia do Paraná, Análise Regional, Desenvolvimento Regional, entre outras.