Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Administração > Informações > Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

Viabilidade de pequenos municípios paranaenses como espaços sociais e políticos para os cidadãos.
Professor: Dr. Adalberto Dias de Souza
2019 – Atual

Descrição: Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações da manutenção político administrativa de pequenos municípios da Mesorregião Centro-Ocidental do Estado do Paraná. A pesquisa tem o intuito de demonstrar e analisar as implicações da manutenção política administrativa de pequenas localidades e as perspectivas criadas por tal processo para o cotidiano dos cidadãos que residem nas mesmas. Utilizaremos referencial teórico nacional e internacional, no âmbito da Administração Pública, Sociologia e Geografia Humana, bem como, de outras ciências quando necessário; coletaremos dados secundários através de Institutos de Pesquisas do Brasil, assim como também utilizaremos informações primárias obtidas por meio de aplicação de questionários à cidadãos residentes nos municípios objeto de estudo. O recorte espacial da pesquisa será a Mesorregião Centro-Ocidental Paranaense e o recorte temporal, o período de 2000 a 2018. A amostra será composta por dois municípios, sendo um da microrregião de Campo Mourão (Luiziana) e outro da microrregião de Goioerê (Quarto Centenário).
Situação: Em andamento


Expectativa, percepção e importância da qualidade do serviço no ensino superior: uma análise do ponto de vista dos estudantes.
Professor: Dr. Cristiano Molinari Bispo.
2017 - Atual

Descrição: A avaliação da qualidade do serviço prestado no ensino superior consubstancia-se como um expediente importante a ser utilizado como ferramenta de gestão. O desenvolvimento deste trabalho a partir do ponto de vista do estudante pode auxiliar na construção de uma apreciação mais compreensiva da qualidade do serviço, simplesmente por incluir exatamente o tomador do serviço na análise. Assim, este estudo concentra-se em analisar a qualidade do serviço do ensino superior do ponto de vista dos estudantes, analisando os atributos de tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia. Para isso, atribui-se como amostra para o presente estudo os estudantes do curso de Administração do campus de Campo Mourão da Unespar. Especificamente, pretende-se verificar quais são os níveis de expectativa, percepção e importância da qualidade do serviço prestado, além de diagnosticar eventuais diferenças observadas dessas medidas quanto à série do estudante, ao gênero, à idade, ao nível acadêmico, à renda e à proveniência de escola pública ou privada. O modelo a ser adotado para a operacionalização da pesquisa é o de Lato e Everett (1999), que é denominado de EPI, siglas referentes à expectativa, percepção e importância. O tratamento de dados será realizado por meio de técnicas estatísticas a serem realizadas por meio do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), incluindo, principalmente, teste de diferença de médias, como teste t e ANOVA.
 Situação: Em andamento


A Teoria da Argumentação no processo educativo dos graduandos do curso de Administração da Unespar campus de Campo Mourão
Professora: Me. Lúcia Aparecida Lozano de Souza
2017- Atual

Descrição: O avanço tecnológico e as incertezas e inseguranças causadas por crises políticas e sociais, levam a um cenário onde a formação comunicativa do indivíduo passa a ocupar um papel importante em uma sociedade democrática que defende o exercício da cidadania por meio dos direitos humanos. A linguagem se configura, portanto, em elemento primordial para o desenvolvimento de relações interpessoais e também como solução para a resolução de conflitos. Nesse sentido, cabe então a Educação, a  responsabilidade de uma concepção comprometida com a construção de um sujeito mais humanizado por meio do processo dialético. A prática do diálogo fundamentada em um boa base de argumentação, leva a uma construção identitária do sujeito e ao mesmo tempo a uma transformação cultural da sociedade. Valores e crenças também passam a ser compartilhados e agregados, aumentado a capacidade argumentativa do sujeito voltada aos valores éticos da persuasão. A argumentação perpassa as áreas da estratégia, da influência e da ação. No universo empresarial, a arte da discussão, argumentação e persuasão, preservam o entendimento mútuo e a harmonia do ambiente em que se está inserido. Portanto, o processo de construção argumentativo é de suma importância para os profissionais da área de Administração. Diante disso, a presente pesquisa tem por finalidade analisar o projeto político pedagógico do curso de Administração da Unespar campus de Campo Mourão, sob a ótica da Teoria da Argumentação de Chaim Perelman. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa documental com abordagem analítica filosófica, tendo como unidade de análise o projeto pedagógico do curso de Administração da Unespar campus de Campo Mourão. Para o tratamento dos dados, será utilizada a análise de conteúdo. Os resultados obtidos poderão proporcionar uma reflexão acerca do processo de construção pessoal e profissional do aluno do curso em questão.
Situação: Em andamento


Desafios e problemas presentes na contratualização de resultados em organizações hospitalares do Paraná
Professor: Dr. Marcos Junio Ferreira de Jesus
2018 - Atual

Descrição: O escopo da proposta de pesquisa é analisar os principais desafios e problemas presentes na contratualização de resultados em organizações hospitalares do Paraná. As organizações hospitalares do Paraná têm encontrado apoio na contratualização de resultados para melhorar o desempenho e criar condições para que os gestores identifiquem onde estão acertando ou errando na sua rotina hospitalar. Estabelecido pela Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) junto às instituições hospitalares, o modelo de contratualização para resultados tem como finalidade reestruturar o sistema de saúde no estado e redefinir os compromissos/metas pré-acordadas entre as partes. Nesse contexto, pretende-se: a) Identificar os principais desafios e problemas que juntos asseguram a satisfação de alguns atores e revelam a insatisfação de outros em relação ao modelo de contratualização formalizado pelo governo do Paraná; b) Identificar a existência de fatores que necessitam ser melhor trabalhados pela SESA e pelas organizações que o integram. O alcance desses objetivos será obtido por meio de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. À luz da teoria especializada em contratualização de resultados pretende-se examinar: Como as organizações hospitalares do Paraná que operam com base na contratualização de resultados podem superar os desafios e enfrentar os problemas presentes na sua rotina hospitalar? Serão analisadas três organizações hospitalares de referências regionais que operam com base na contratualização de resultados que se encontram lotadas nas 11ª, 12ª e 14ª Regionais de Saúde da Macrorregional Noroeste do Paraná. Assim, ao término da pesquisa pretende-se mostrar que no serviço de saúde pública efetuado pelo governo do Paraná, a partir de 2011, as organizações hospitalares que operam com base na contratualização de resultados, ainda enfrentam alguns desafios que precisam ser superados.
Situação: Em andamento.


Logística: tecnologia e inovações
Professor: Mestre Marcos Schebeleski
2017 - Atual

Descrição: As intensas transformações na economia e a globalização modificou o contexto competitivo das organizações no Brasil. As grandes empresas estão cada vez mais investindo na logística e buscando meios para administrar melhor as informações. Porém, micro e pequenas empresas enfrentam certa dificuldade e se encontram atrasadas no processo de inovação em logística empresarial. Isso ocorre por alguns fatores, entre eles a falta de informação e a falta de recursos para investir. Esta pesquisa abordará o desenvolvimento de inovações nos processos logísticos para as micro e pequenas empresas.
Situação: Em andamento.