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Revista das Licenciaturas - Normas para publicação de artigos

  • A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres dos membros do Conselho Editorial Científico (doravante CEC)
  • O Conselho Editorial Científico examinará o cumprimento das determinações das normas e a qualidade científica do texto.
  • Não cabe ao Conselho Editorial Científico proceder à correção do texto (problemas de língua, desrespeito às normas da ABNT que orienta as normas aqui estabelecidas). Assim, cabe ao autor, co-autor e orientador se responsabilizarem pelo texto, qual seja, procederem à revisão, cortes, adequações, etc. solicitadas.
  • O CEC enviará os trabalhos para três Pareceristas da área estudada, sendo publicado o trabalho que for considerado bom por no mínimo dois deles.
  • Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores. O parecer sobre aprovação ou não dos originais será comunicado ao autor, ou ao primeiro, quando forem mais de um.
  • Caso os pareceristas solicitem modificações no trabalho, o autor(es) deverá fazê-las no prazo estabelecido.
  • As opiniões expressadas nos trabalhos publicados são de responsabilidade de seus autores, o que não reflete, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.
  • Os artigos não selecionados não serão devolvidos aos seus respectivos autores.
  • É permitido até dois autores por trabalho.
  • O(s) autor(es) deve(m) informar a área de concentração do artigo.
  • A FECILCAM não paga pelos artigos publicados, reservando-se, contudo, o direito de estipular um valor (preço) pelos exemplares da revista para cobrir os gastos com sua publicação.
  • Cada autor com artigo publicado em determinado número da revista terá direito a um exemplar da mesma.

REDAÇÃO

  • Os originais devem ter, no mínimo, 6 (seis) e, no máximo, 10 (dez) laudas e devem obedecer aos seguintes procedimentos:
  1.  Suporte em CD ou disquete de 3,5” devidamente identificado (nome do(s) autor(es), nome do evento, (2) duas vias impressas, uma com e outra sem a identificação do autor.
  2. Formato em Word 7.0 for Windows, com as seguintes configurações: fonte Times New Roman 12, papel tamanho A4, espaço interlinear 1,5 com todas as margens com 2,5 cm.
SEQÜÊNCIA

  • Título e subtítulo (se houver) devem ser centralizados, em negrito, caixa alta.
  • Em seguida ao título, sem espaçamento e alinhado à direita, deve vir o nome(s) do(s) autor(es), seguidos do(s) orientador(es) e co-orientador(es) se houver.
  • O(s) autor(es) (autor, co-autor, orientador) deverá identificar a instituição a que pertencem pela sigla da mesma em caixa alta, separada por hífen logo após o nome. Ex.: Amélia Rocha - UEM
  • Em nota de rodapé, fonte Times New Roman 10, colocar um breve currículo de cada autor do artigo seguido do endereço eletrônico. O mesmo procedimento deve ser utilizado pelo orientador e/ou co-orientador.
  • O resumo é elemento obrigatório e deve conter, no mínimo, a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa, a metodologia utilizada e os resultados parciais ou finais da pesquisa. Deve ser digitado em fonte Times New Roman tamanho 12, espaço simples, parágrafo único e conter no máximo 250 palavras.
  • Logo após o resumo, com espaçamento 1,5, em negrito, somente a primeira letra em maiúscula, deverá aparecer a expressão “Palavras-chave” seguida de dois pontos. Em seguida – separadas por ponto -  apresentar três palavras-chave. Ex. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Interdisciplinaridade.
  • O texto principal deve começar pela palavra Introdução, em negrito.
  • O texto principal, em espaço 1,5, sem espaçamento entre os parágrafos e sem parágrafo para a primeira linha, deve indicar, sempre que necessário, os locais de inserção de ilustrações (quadros, fotos, mapas, modelos etc.)
    • As ilustrações, se existirem, deverão ser produzidas, obedecendo aos seguintes critérios:
      • Materiais gráficos – fotografias (nítidas) e gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) poderão ser aceitos e deverão ser assinalados no texto, os locais onde devem ser intercalados, pelo seu número de ordem. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução;
      • Quadros – os quadros deverão ser acompanhados de legenda que permita compreender o significado dos dados reunidos. Deve citar a fonte, caso os dados sejam advindos de outras pesquisas. Indicar no texto, pelo seu número de ordem, os locais nos quais os quadros que serão inseridos.
  • As notas de rodapé devem ser utilizadas apenas se forem realmente indispensáveis e que sejam concisas, não superando a média de 3,5 linhas por página.  Devem ser digitadas em Times New Roman, fonte 10,  e sua numeração obedeça rigorosamente às indicações no texto.
  • Os casos de “apud” e “in” (obras e autores citados) devem vir em nota de rodapé, Times New Roman 10. Esses casos não estarão nas Referências.
  • As citações diretas com até 3 linhas devem aparecer no corpo do texto, marcadas com aspas duplas, indicação do nome do autor, ano e página.
  • As citações diretas com mais de 3 linhas deverão aparecer à direita,  fora do corpo do texto, parágrafo de 1 TAB, em espaço simples, fonte Times New Roman 10.
  • As citações de textos, expressões, palavras em outra língua devem vir em itálico.
  • O conjunto de textos pesquisados aparecerá no final do trabalho nomeado como REFERÊNCIAS, em negrito e caixa alta. O espaçamento entre os autores e obras citados é simples.
  • As referências devem ser em ordem alfabética conforme normas da ABNT – 6023 de agosto de 2002.
Os artigos que não atenderem essas normas não serão aceitos e serão devolvidos a seu(s) autor(es).